sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dia 12 de Junho, dia mundial contra o trabalho infantil



















Serviço Social fará mobilização na Estrutural neste sábado. Objetivo é chamar atenção contra exploração
Érica Montenegro - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Na Estrutural, uma das cidades mais pobres do Distrito Federal, o dia mundial (12/06) contra o Trabalho Infantil será lembrado com muita brincadeira. O evento “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil" está sendo organizado pelo Programa de Educação Tutorial do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (PET/SER UnB) e deve reunir cerca de 400 crianças da comunidade em uma manhã de rodas de conversa, concursos infantis, apresentações culturais e oficinas de atividades lúdicas.

"Estamos começando o trabalho de resgate de direitos na Estrutural, este evento será para chamar a atenção da comunidade, marcar nossa presença ali", explica Maria Lúcia Leal, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. A ação será realizada de 8h às 13h, na praça lado do Centro de Referência da Assistência Social.

As atividades do PET da UnB na Estrutural começaram há apenas dois meses, a idéia é criar um Projeto de Extensão que envolva crianças e adolescentes com idades entre 5 e 16 anos. As atividades serão estratégicas para mantê-los longe do trabalho, das drogas e da violência. "Queremos levar a cultura de direitos para os meninos e meninas", afirma a professora Maria Lúcia Leal.

De acordo com ela, o primeiro passo é fazer com que crianças, jovens e adultos percebam que o trabalho no lixão não é natural. "As famílias devem valorizar os estudos e as brincadeiras", aponta. "Assim começa o círculo de resgate da cidadania".

Os organizadores pretendem reunir 400 crianças e jovens na manhã de atividades deste sábado (12/06). Além do PET do Serviço Social, o evento está sendo organizado com a colaboração da Associação Viver, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e diversas outras instituições governamentais e não governamentais no âmbito do DF.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário