quinta-feira, 24 de junho de 2010

VIVA SÃO JOÃO!!!

Hoje é dia de São João!
Tem quadrilha, pipoca e quentão!




Campanha para atrair Jovens e Adultos para os estudos
Gerência de EJA realiza campanha para atrair jovens e adultos
Considerando-se os primeiros oito dias de inscrições, a procura caiu em relação ao mesmo período de semestres anteriores. Foram 11.851 interessados para o primeiro semestre de 2009 e 6.896 para o semestre seguinte. Para o próximo, até o momento, apenas 5.144 candidatos telefonaram para o Telematrícula.
Com o slogan “Sempre é tempo de recomeçar”, a campanha permanente faz parte das ações desencadeadas em 2008, para incentivar jovens e adultos que não frequentaram a escola na época apropriada para a idade a concluir os estudos. A campanha inclui uma corrente por email, cuja mensagem pede a colaboração de toda a comunidade:
“Chegou a hora de fazermos uma verdadeira corrente solidária. Se você conhece alguém que não concluiu os estudos, ou mesmo nunca frequentou a escola, incentive a matrícula na Educação de Jovens e Adultos. As inscrições na rede pública de ensino podem ser feitas pelo telefone 156 – opção 2, de 14 de junho a 4 de julho. Contribua para vencermos este desafio”.
A EJA no DF
A evasão é um dos principais problemas da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. No DF, em média, dos 60 mil matriculados, 20 mil abandonam os estudos a cada semestre. O enfrentamento da situação vem sendo discutido no âmbito do Fórum EJA-DF, em parceira com a Secretaria de Educação, a Universidade de Brasília e o Sindicato dos Professores do Distrito Federal.
O principal motivo da desistência de jovens e adultos que freqüentam a EJA são as próprias características desta clientela. Basicamente, são pessoas que trabalham de segunda a sábado, recebem salários baixos e têm a responsabilidade de sustentar ou, pelo menos, colaborar com a manutenção da família. Em razão desta realidade, sobra pouca energia para que consigam persistir nos estudos.
Para combater a evasão, a Secretaria de Educação vem adotando uma série de medidas. Entre elas, desde o começo deste ano, em uma iniciativa pioneira, estudantes de EJA do DF contam com material didático próprio, distribuído gratuitamente.
Ao todo, são 1.103.310 exemplares, incluindo livros textos para professores e cadernos de atividades para estudantes. A maior parte é destinada aos componentes curriculares do 2º e 3º segmentos (língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, inglês, arte, literatura, física, química, biologia, sociologia e filosofia). Estudantes do 1º segmento recebem um livro texto sobre Brasília.
Outra medida, com a meta de reduzir a evasão, é o investimento na formação continuada dos professores. Neste semestre, a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) está promovendo um curso específico para docentes que atuam em EJA. As aulas tratam, principalmente, da concepção de currículo em EJA, dos eixos de aprendizagem e das práticas de avaliação.
Serviço
Inscrições de novos estudantes para a Educação de Jovens e Adultos
Período: até 4/7, pelo Telematrícula 156 – opção 2, das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.
Pré-requisitos: para cursar o Ensino Fundamental na EJA é preciso ter idade mínima de 14 anos para ingresso e de 15 para conclusão. Para o Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 17 anos para ingresso e de 18 para conclusão. O 1º segmento de EJA corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1 º ao 5º) e tem duração de dois anos. O 2º segmento compreende os anos finais (6º ao 9º) e também tem duração de dois anos. O 3º e último segmento corresponde ao Ensino Médio e pode ser feito em um período de 1,5 ano.
No momento da ligação, deverão ser informados:
- nome completo do estudante,
- data de nascimento (dia, mês e ano),
- nome completo da mãe,
- endereço completo da residência ou do local de trabalho, com o CEP-Código de Endereçamento Postal.
Obs.: os interessados podem optar por estudar em uma instituição próxima à residência ou ao trabalho. Por isso, é fundamental ter em mãos o endereço correto do local, principalmente o Código de Endereçamento Postal (CEP). Ao informar o endereço errado para o atendente, incluindo equívoco em relação ao CEP, o interessado corre o risco de ser encaminhado para uma instituição de ensino muito distante e acabar ficando sem vaga em uma mais próxima.
Divulgação dos resultados
A relação dos contemplados será divulgada a partir de 16/7, das seguintes maneiras:
- por carta;
- pelo Telematrícula 156 – opção 2.
- no site www.matricula.df.gov.br.
- nas Diretorias Regionais de Ensino;
- na instituições de ensino que oferecem EJA.
Efetivação de matrícula
A simples inscrição e a confirmação do resultado não garantem a vaga. A matrícula deverá ser efetivada de 19 a 23/7, na secretaria da instituição de ensino para a qual o interessado será encaminhado. É nesta ocasião que o novo estudante escolhe quais disciplinas pretender cursar. Quem não efetivar a matrícula perderá a vaga.
Saiba mais:
www.matricula.df.gov.br
www.forumeja.org.br/df

Nenhum comentário:

Postar um comentário