terça-feira, 22 de junho de 2010

9ª Oficina para Inclusão Digital.

Oficinas de produção de conteúdo em educação à distância e educação previdenciária, debate sobre lixo eletrônico, palestras sobre ações do CNPq e nuvens livres, ações do Ministério da Cultura e do programa Gesac do Governo Federal. Estas são algumas das atividades do primeiro dia da 9ª Oficina para Inclusão Digital, que acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília. O evento começa nesta terça, 22, com mais de 1,2 mil inscritos, a partir das 11h. À tarde, às 14h20, a programação fica por conta da plenária do Plano Nacional de Banda Larga, com as presenças do presidente da Telebrás, Rogério Santanna, e do assessor especial da Presidência da República para inclusão digital, Cezar Alvarez. A abertura oficial está marcada para às 17h.

Debate sobre o Marco Civil da Internet

Posted by admin on junho 21st, 2010 — Posted in Sem categoria

Há necessidade ou não de um marco civil para a internet? Como deve ser feita a guarda de registros? Até onde vai a responsabilidade dos provedores sobre a retirada de conteúdo de sites e blogs? Essas e outras questões serão tema do debate sobre o Marco Civil da Internet, na próxima quinta-feira, 24, às 11h, na 9ª Oficina para Inclusão Digital. O debate contará com a participação de Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da pós-graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero.

Planejamento de projetos comunitários

A organização da 9ª Oficina para Inclusão Digital preparou uma oficina para pessoas interessadas em implantar projetos de inclusão digital em suas comunidades. A atividade abordará o planejamento e a apresentação de projetos para captação de recursos, apoios e parcerias junto aos setores público e privado. Na oficina, que será realizada no dia 23 de junho, às 14h20, serão oferecidas dicas para a formulação do projeto, apresentação dos resultados e prestação de contas após a execução.

Sampa.org e a inclusão digital

Um projeto referência. Essa é a melhor definição para o Sampa.org, um dos organizadores da 9ª Oficina para Inclusão Digital. O projeto nasceu em 2000, por meio de uma articulação do Instituto de Políticas Públicas Florestan Fernandes (IFF) com sindicatos, instituições de ensino e entidades da sociedade.

A idéia do Sampa.org era realizar um projeto para aproximar a comunidade de instituições de inclusão social e oferecer não só esporte e lazer mas também processos educacionais e profissionalizantes. Foi por causa do Sampa.org que nasceu também o conceito de telecentro no Brasil, hoje referência para outras políticas públicas municipais e federais. Um local gratuito, com conexão à web com acesso livre, que formasse monitores/educadores garantindo a produção de conteúdo.

Em 10 anos de projeto, o Sampa.org prestou consultoria para vários projetos em outros estados, foi premiado pelo Itaú/Unicef e ficou entre os três finalistas do prêmio Betinho de cidadania. Além disso, elegeu o único conselheiro brasileiro da Somos@Telecentro, Maurício Falavigna, diretor-executivo do Sampa.org.

Em sua trajetória, o projeto enfrentou diversas dificuldades. “Há dez anos, os equipamentos eram mais caros e era difícil convencer as comunidades e o governo. Hoje isso não acontece, o desafio de agora é a formação dos monitores e a banda larga”, afirma Falavigna. Para o diretor, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), um dos destaques da 9º Oficina, é fundamental para a inclusão digital plena e para que o benefício não seja somente para a população em geral mas também para produtores de conteúdo.

Falavigna afirma que as oficinas de inclusão digital são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas. Os resultados desse trabalho estão cada vez mais visíveis nas crescentes políticas públicas espalhadas pelo Brasil e, principalmente, nos projetos federais, como o Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID) e o Telecentros.Br. “As oficinas são um grande espaço de interlocução entre governo e sociedade civil, construindo conjuntamente um ambiente muito democrático”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dos Peabirus as Infovias Aeroporto de Cargas de Anápolis

DOS PEABIRUS ÀS INFOVIAS O AEROPORTO DE CARGAS DE ANÁPOLIS ESTÁ TAXIANDO PARA ENTRAR NA HISTÓRIA       Dos peabirus percorridos no cerrado e...