quarta-feira, 16 de novembro de 2011

VOA VIOLA 2ª Edição


Boletim Voa Viola Nº1

O Voa Viola - Festival Nacional de Viola 2ª Edição já vai começar!


Com curadoria de Paulo Freire e Roberto Corrêa, o projeto faz um mapeamento da viola no país e mostra o quanto ela está viva em todas as regiões! Na segunda edição, vamos ampliar o nosso panorama do uso do instrumento no Brasil.

O edital para inscrições de trabalhos será lançado na rede www.voaviola.com.br neste mês de novembro. Fique ligado!

Assim como em 2010, a rede vai escolher os 12 artistas para subir no palco em 2012! Serão quatro novas cidades que receberão os shows com grandes nomes da viola junto aos novos talentos mapeados pelo projeto.

Violeiros e violeiras, preparem seus trabalhos e não deixem de atualizar o perfil e mostrar o que vocês estão fazendo de novo! Fãs, não deixem de conferir essa comemoração da viola!

Em breve, grandes inovações no portal.

VEJA O QUE FALARAM DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO VOA VIOLA:
"Daqui para frente, nenhuma produção deverá ver a viola como um instrumento insignificante dentro da música brasileira", diz.". Pereira da Viola
"O Voa Viola está no caminho certo. As pessoas estavam precisando disso, de olhar para nossa própria cultura." Arnaldo Freitas
"O que ficou evidente é que a viola não é mais peça de museu." Lenine

Abraços,
Equipe Voa Viola

Voa Viola 2011

Olá violeiros, violeiras e fãs de viola!
banner
É com muita alegria que o Voa Viola dá início a 2ª edição do Festival! Demorou um pouco, mas em novembro violeiros de todo o Brasil poderão inscrever seus trabalhos e participar!

Em 2010, o Voa Viola foi um sucesso e mostrou a força da viola, que vive entre jovens e adultos, homens e mulheres, em diversas regiões. Além disso, a nossa rede social cresceu e hoje conta com cerca de 14 mil participantes, de todos os cantos, que se comunicam e trocam experiências.

Em 2011/2012, violas vão voar mais alto! Preparem seus trabalhos, afinem seu instrumento e fiquem atentos para a abertura das inscrições!

O QUE É O VOA VIOLA

O VOA VIOLA é um projeto nacional que visa mostrar ao nosso país a força, a variedade e o alcance que a viola tem em diferentes segmentos da música brasileira. O seu objetivo é mapear, valorizar e difundir o uso da viola no Brasil, com o desafio de trazer à luz os mais diferentes usos do instrumento – do mestre violeiro, que preserva o uso da viola na cultura popular, transmitindo-a através de gerações, ao jovem músico que ousa experimentar novos voos com o instrumento.

Na sua primeira edição, em 2010, o FESTIVAL VOA VIOLA levou, a quatro capitais brasileiras, violeiros selecionados e artistas convidados de todo o país. A seleção de trabalhos foi realizada por meio de edital público, com a participação do público, por meio da votação popular no portal do projeto. Puderam participar do edital artistas de várias tendências musicais, desde que a viola fosse o instrumento de destaque em sua expressão artística.

A diversidade marcou a primeira edição do Voa Viola. O resultado do festival apresentou diferentes tipos de viola - caipira, de cocho, de fandango, de buriti e machete – e assinalou várias tendências de uso do instrumento.

O projeto é realizado com o patrocínio exclusivo da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, que já confirmou o patrocínio para a nova etapa do Projeto. Vem aí o Voa Viola 2011. Contamos com a participação de todos. Aguardem!

Para mais informações sobre a edição de 2010, clique em Veja o Voa Viola 2010.

O PORTAL

O portal VOA VIOLA é o ambiente onde os artistas, violeiros, pesquisadores, críticos, jornalistas, produtores e o público se encontram para falar e conhecer mais sobre viola. Esse é o espaço para discutir, trocar opiniões, ouvir música, conhecer novos violeiros e eleger os melhores trabalhos dentre aqueles inscritos para o FESTIVAL VOA VIOLA. É no Portal que o Festival acontece, por meio da participação de todos nos chats, fóruns e durante as votações.

O portal também disponibiliza conteúdo sobre a viola, causos e histórias, fotos, vídeos, além de informações sobre os músicos e grupos que fazem música utilizando a viola. Criando um perfil, o usuário participa, troca informações, indica artistas, exibe seu conteúdo e vota nos violeiros que quer assistir, nos shows de cada edição.

O VOA VIOLA quer aproximar toda a comunidade violeira, fomentar carreiras, ampliar o público e estimular a troca de informações sobre a viola, tornando-a ainda mais popular. O projeto ganha força e dimensão com a participação de todos - juntos pela viola.

Crie seu perfil e participe também deste movimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Minha vida antes e depois do Voa Viola

por Arnaldo Freitas.

Sempre sonhei em ser um violeiro de destaque no cenário artístico nacional. Quando morava no interior de São Paulo, lidava com gado, mas nas horas de folga, me dedicava a aprender a tocar viola, assistindo aos vídeos que gravava da televisão dos grandes mestres da viola, entre eles Roberto Corrêa.

Ano passado, quando soube da criação de um festival que divulgaria a viola, fiquei muito feliz e corri para inscrever meu trabalho. Até então, por mais que eu me aperfeiçoasse tecnicamente no instrumento, eu era mais um obscuro violeiro no universo da viola. Quando recebi a notícia que estava entre os selecionados, nem acreditei de tanta felicidade. A partir daí, minha estrada musical começou a se abrir.

A felicidade suprema veio no dia 17 de dezembro de 2010, quando fui agraciado com o prêmio de melhor artista instrumental do Voa Viola. É impossível descrever em palavras a explosão de felicidade que tomou conta de mim naquela noite e nos dias que se passaram. As portas se abriram como que num passe de mágica para mim. Tenho feito apresentações em Sesc’s por todo estado de São Paulo, consegui um contrato de diversos shows com a Secretaria de Educação da cidade para levar nossa viola às unidades educacionais da cidade, em forma de show/workshop. Também participei da virada cultural paulistana em 2011, sem falar nos inúmeros shows em eventos culturais por todo Brasil.

Recebi recentemente o convite do Sesc Pinheiros para a realização de um show onde poderia levar um convidado especial. Minha primeira ideia foi levar o mestre a quem eu assistia nos vídeos quando ainda morava no campo e a quem devo minha carreira e meu sucesso: Roberto Corrêa. Em sua humildade, própria dos grandes mestres, aceitou prontamente meu convite, com muito carinho, o que me deixou mais feliz ainda.

Os ensaios com ele para mim foram uma escola. E dividir o palco com Roberto Correa foi de uma honra e de uma emoção inexplicáveis e esse momento ficará para sempre em minha memória e em minha história.

Fiquei muito feliz quando recebi a notícia da segunda edição do Voa Viola, pois vejo aí a oportunidade de nosso instrumento ser cada vez mais divulgado e prestigiado nas grandes casas de show, capitais, por todo Brasil e de novos talentos, que estão escondidos nestes rincões brasileiros, terem a oportunidade que eu tive de mostrar seu trabalho para todo o Brasil. Com certeza absoluta, o Festival Voa viola é um marco na vida de todos nós violeiros.

Muito obrigado ao mestre Roberto Corrêa! Todo meu carinho e gratidão eterna, pelo que hoje estou vivendo de maravilhoso no mundo artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário