quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O 91º aniversário de Seu Teodoro será comemorado hoje com 11 horas de festa em Sobradinho

Seu Teodoro, durante a festa da matança do gado, realizada em agosto passado
Teodoro Freire, o maranhense que introduziu a cultura do bumba-meu-boi no Distrito Federal, faz 91 anos. E a comemoração de seu aniversário será com pompa e circunstância, incluindo a execução do Hino nacional  e um dia embalado por nove horas de apresentações de bois e tambores de folia do cerrado e da terra natal de seu Teodoro. A festa, que começa às 10h e segue até as 21h, com direito a churrasco no almoço, é mais grandiosa do que nas outras edições. "As anteriores foram mais caseiras, reuniam a família e uns amigos. Mas resolvemos dar um toque especial. Como ele esteve muito doente, este ano decidimos fazer de tudo para agradá-lo", afirma Guarapiranga Freire, filho do mestre maranhense e herdeiro de seu legado artístico. 

Pela primeira vez, a celebração incluiu atrações maranhenses. Da manhã ao fim da tarde, a programação será pontuada por apresentações do boi e do tambor de crioula da Fé em Deus, com mais de sete décadas de existência e o primeiro a inserir elementos decorativos, como miçangas e canutilhos, na indumentária dos brincantes. A Cia. Barrica, um dos bois mais grandiosos do estado, também virá prestar homenagem ao conterrâneo. Trará na bagagem os espetáculos A natalina paixão e Bicho terra. "O primeiro é mais religioso; o segundo, mais carnavalesco", destaca Guarapiranga. Serão, ao todo, 11 atrações.

O próprio boi e o tambor de crioula de Seu Teodoro, que será batizado, estão entre as brincadeiras programadas para a manhã. "Todos os anos trocamos a indumentária e, no batizado, rezamos para São Benedito, de quem somos devotos, abençoar o novo traje", explica o filho de Teodoro.

Do repente ao samba
E nem só de boi será feita a festança. Também haverá repentes (com João Santana e Zé do Cerrado), emboladas (show de Roque e Terezinha) e outros ritmos nordestinos (com Mestre Zé do Pife e as Juvelinas), além de sambas (o grupo Luz do Samba animará o almoço), tradições das quais o homenageado é fã. De Planaltina, o coco do grupo Cokumã dará a tônica das tradições goianas. E ainda haverá espaço para artistas fazerem declamações e prestarem tributos ao maranhense.

Diagnosticado com enfisema pulmonar, Seu Teodoro assustou a família por seu estado de saúde nos últimos três anos. Durante a festa da matança do gado, realizada em agosto passado, ele foi carregado para um camarote, de onde assistiu à sucessão dos grupos respirando com o auxílio de uma garrafa de oxigênio. A garrafa continua a seu lado, mas o filho garante que o quadro é de melhora. "Ele agora está muito bem. Andou deprimido com o tratamento de saúde, mas está revitalizado. Nossa expectativa é que ele acompanhe a festa toda", relata.

Guarapiranga aproveitará a folia para apresentar à comunidade, e ao pai, o projeto da nova sede do Centro de Tradições Populares, mantido pela família, e onde o aniversário será celebrado. O espaço deverá contar com área três vezes maior do que o centro atual, com 400 metros quadrados. "O prédio antigo será transformado em museu, onde ficarão guardadas as fotos, os trajes e os instrumentos", adianta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário