quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Maestro Jorge Antunes recebe Comenda, por sua arte cidadã e politizada


       O maestro Jorge Antunes já pode incluir um novo título em sua coleção de honrarias: o de Comendador. Ele acaba de ser indicado para receber a Comenda da Liberdade e Cidadania. A Comenda foi recentemente instituída em Minas Gerais, pelas prefeituras de São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. O maestro de Brasília é um dos intelectuais que irão receber pela primeira vez a homenagem.
       O que pesou na escolha do nome de Antunes foi a sua história de prática cultural e musical, associada às suas ações cidadãs e à sua luta pela liberdade e pela justiça social. Jorge Antunes foi o autor da Sinfonia das Buzinas, nas lutas populares de 1984 na campanha das Diretas. Ele é conhecido nacional e internacionalmente por sua obra musical, e também por ter sido o precursor da música eletrônica no Brasil em 1961. Ele é autor da ópera Olga, que conta a história e o martírio de Olga Benario, e recentemente apresentou em cidades do DF sua ópera de rua, em uma campanha bem humorada contra a corrupção dos políticos profissionais.
       A entrega da Comenda acontecerá em solenidade no próximo dia 13 de novembro, na Fazenda do Pombal, local do nascimento do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
       Na lista de agraciados, além do maestro, estão: Ziraldo, Aécio Neves, Aluízio Pimenta, Francisco José Braga e Antonio Anastasia. Outros agraciados, in memoriam, são Tancredo Neves e Itamar Franco.
       A Comenda da Liberdade e Cidadania foi instituída e regulamentada pelo Decreto Conjunto nº 001/2011 dos Municípios de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes. A Comenda será entregue anualmente, no mês de novembro

Um comentário:

  1. Sou brasileiro, ritapolitano, que está revoltado com o que vi no último domingo, 13 de novembro na comemoração do aniversário de Tiradentes, a Fazenda do Pombal , aos alunos da Escola Municipal que acreditando serem os futuros “heróis” do Brasil, acordaram cedo e alguns com certeza tomaram um magro cafezinho em suas singelas casas e rumaram com orgulho de serem conterrâneas do então homenageado; para que?
    Para serem discriminados e deixados do lado de fora das grades, como penetras em festa de grã-finos. Puderam com tristeza contemplar belos morangos e os mais diversos petiscosserem degustados por aqueles que com certeza tiveram um dejejum farto. E o que foi oferecido a essas crianças? Um achocolatado com biscoito, mas com toda certeza eles, que também foram convidados da festa, gostariam de degustar um morango daqueles, já que muita das vezes não podem compra-los.
    Fica aqui o meu protesto e a pergunta: -Será que com tanta discriminação, estes poderão um dia serem candidatos a heróis deste país?

    ResponderExcluir