sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Governo Federal terá fórum para discutir inclusão digital


Escrito por Minicom, quinta-feira, 17 de novembro de 2011   
Sex, 18 de Novembro de 2011 
Com o propósito de construir uma política nacional para nortear todas as ações de inclusão digital promovidas e apoiadas pelo Governo Federal, o Ministério das Comunicações realizou, nesta quinta-feira, um encontro que contou com a participação de representantes de mais de 20 órgãos do governo que desenvolvem ações de inclusão digital. As iniciativas são muito variadas e vão desde projetos de educação a distância e doação de computadores, até a construção de telecentros em hospitais psiquiátricos.

No debate, foi definida a criação de um fórum de discussão sobre o tema, que deverá ser subdividido em subgrupos temáticos. Cada subgrupo deverá ficar responsável por um assunto, tal como infraestrutura, formação, inclusão de jovens, inclusão da zona rural, entre outros.

Na oportunidade, a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, afirmou que o primeiro passo a ser dado para fortalecer o debate, antes de definir diretrizes para a política de inclusão digital, é ter dados concretos sobre os investimentos e os resultados já obtidos por cada ação. A secretária solicitou que as informações sejam apresentadas por cada entidade até a 10ª edição da Oficina para Inclusão Digital, que ocorrerá de 5 a 7 de dezembro, na cidade de Vitória. O grupo terá uma nova reunião no âmbito da oficina para definir questões como a estrutura e a metodologia de trabalho que o fórum deverá adotar.

O coordenador-executivo do programa Telecentros.BR, Diego Aguilera, sugeriu que o fórum tenha um espaço onde seja possível debater gestão e boas práticas, defendendo a troca de experiências entre as instituições e a análise de ações bem sucedidas. “Dessa forma, fica mais fácil identificarmos exatamente o que funciona e o que não funciona”, ressaltou.

Durante a reunião, a secretária Lygia Pupatto lembrou também os projetos implantados pelo Ministério das Comunicações: já são mais de 8 mil telecentros no país e 13 mil pontos Gesac, a conexão à internet oferecida pelo governo em espaços públicos. “Para o próximo ano, o nosso foco é não a quantidade, mas a qualidade. Queremos resolver os problemas, qualificar os telecentros, capacitar os monitores e, claro, melhorar a conexão”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário