sábado, 28 de janeiro de 2012

NOSSA EQUIPE DE JOVENS COMUNICADORES DO PARANOÁ/ITAPOÃ VAI REGISTRAR A 1ª CONSOCIAL DF



Pela primeira vez, uma conferência vai debater e formular propostas específicas em favor do aumento da participação do público na fiscalização sobre o uso do dinheiro público. A 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social (Consocial-DF) será aberta neste sábado (28) com quatro conferências regionais. As reuniões promoverão debates sobre o tema com moradores de dez Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal – Brazlândia, Cruzeiro, Estrutural/SCIA, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, São Sebastião e Varjão.

O secretário de Transparência e Controle do Distrito Federal, Carlos Higino, considera que a Consocial-DF reflete a proposta contida no planejamento estratégico do Governo do Distrito Federal, já iniciada com a criação do Portal da Transparência, que completou um mês no dia 8 de janeiro. “Disponibilizamos ao público diversas informações, como aspectos orçamentários, financeiros, patrimoniais, de licitações, contratos e dados sobre servidores públicos. Nesse ponto, a Consocial-DF torna-se um meio para que a população se motive a acessar tais ferramentas e proponha novas para aprimorar o controle social”, afirma.

As demais Regiões Administrativas terão as suas etapas regionais realizadas dias 4 e 11 de fevereiro (veja programação). Todas elegerão um conjunto de diretrizes e propostas, além dos delegados que vão representá-las na etapa distrital, marcada para os dias 9 e 10 de março. As discussões já estão ocorrendo em todo o país e os resultados de cada Estado se juntam às propostas do DF na etapa nacional de 18 a 20 de maio, em Brasília. O resultado será a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social para nortear políticas públicas, criação de leis e ações governamentais.

Entre os participantes inscritos, a pedagoga Karla Mendes considera essencial a oportunidade de diálogo entre o poder público e a população e já garantiu presença na regional da Asa Sul, no dia 11 de fevereiro, no Centro de Convenções. “Irei exercer meu papel como cidadã engajada na luta por políticas públicas mais eficientes e por maior transparência na divulgação dos gastos dos recursos públicos”, explica. Entre as sugestões que vai levar para o debate, antecipou a preocupação em elaborar medidas de empoderamento, que aumentem efetivamente o interesse da população pela gestão da sua RA e do Distrito Federal. “Quero colaborar na proposição de projetos direcionados para a capacitação da população em Gestão Pública para que se conscientizem do real papel dos gestores, em suas funções como administradores públicos”, destacou.

As inscrições para as etapas regionais estão abertas e podem ser realizadas no site da Consorcial-DF –http://www.stc.df.gov.br/consocial. No dia dos eventos, serão aceitas inscrições durante o período de credenciamento.

Veja hora e local da Conferência da sua região


28.01 – Sábado- 8h

- BRAZLÂNDIA

Local: CEM 01 - Área Especial 02 Setor Sul - Brazlândia

- PARANOÁ, VARJÃO, LAGO NORTE E ITAPOÃ

Local: Centro de Ensino Qd. 26 Conj. G Área Especial- Paranoá

- SÃO SEBASTIÃO, LAGO SUL E JARDIM BOTÂNICO

Local: Colégio São Francisco - São Sebastião

- ESTRUTURAL/SCIA E CRUZEIRO

Local: CEF 01 - Área Especial 3 Setor Central – Estrutural

Próximas etapas

DIA 04.02 – Sábado

- TAGUATINGA, VICENTE PIRES

- NÚCLEO BANDEIRANTE, CANDANGOLÂNDIA, GUARÁ, ÁGUAS CLARAS, CIA, PARK WAY

- PLANALTINA

- SAMAMBAIA

DIA 11.02 – Sábado

- BRASÍLIA, SUDOESTE/ OCTOGONAL

- CEILÂNDIA
 
- RIACHO FUNDO I E II, RECANTO DAS EMAS

- SOBRADINHO I E II, GAMA E SANTA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário