terça-feira, 18 de maio de 2010

PROJETO CONEXÕES

Alunos da UnB incentivam jovens de Brazlândia a entrar na universidade

Projeto Conexões dos Saberes realizará oficinas sobre comunicação, meio ambiente e saúde com crianças e jovens de baixa renda
Juliana Braga

Andrea Batista concluiu o ensino médio com apenas 16 anos. Ela e sua irmã gêmea, Angélica, estudaram o 2º e 3º anos em escolas públicas e precisaram fazer cursinho para entrar na universidade. Os gastos ficavam pesados para a família, que mora na Ceilândia e ainda custeava as despesas da irmã mais velha, que já estudava Relações Internacionais na UnB. Andrea passou em Serviço Social após um ano de estudo.

Hoje, ela ajuda jovens que passam por situação semelhante e também sonham em entrar na universidade. Há dois anos, Andrea é bolsista do projeto Conexões do Saberes. Financiado pelo Ministério da Educação, o projeto é tocado por 33 instituições de ensino superior, a UnB entre elas.

Nesta terça-feira, dia 18 maio, 45 alunos da UnB começam o trabalho de campo do projeto, com oficinas temáticas no Núcleo de Extensão da UnB em Brazlândia. O grupo é formado por 35 estudantes de baixa renda e 10 indígenas.

O Conexões de Saberes trabalha com as dificuldades de acesso e permanência de jovens de camadas populares nas universidades públicas, por meio de atividades de pesquisa, formação de jovens e extensão comunitária. Em Brazlândia, as oficinas serão desenvolvidas dentro de quatro eixos, em escolas de ensino básico. Cerca de 100 jovens serão atendidos.

ATIVIDADES - O primeiro eixo, Carta de Letras, ensinará a crianças a língua e a cultura francesas para que, no final do projeto, elas se correspondam por cartas e e-mails com crianças de outros países. O segundo será uma brinquedoteca na qual os alunos da UnB trabalharão com as crianças noções sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. No terceiro, os estudantes farão oficinas sobre cuidados com a saúde, dando ênfase à sexualidade dos jovens.

O quarto eixo do projeto, no qual Andrea vai trabalhar, chama-se Nas Ondas da Mídia. Alunos do ensino médio farão análise da construção do discurso das notícias e ao final farão seus próprios jornais, fotografias e vídeos. “Será trabalhada a formação política de jovens com mais de 14 anos, a partir da análise de notícias”, explica a coordenadora do programa Maria de Fátima Makiuchi.

Andrea ficou sabendo do Conexão de Saberes por meio de cartazes na universidade e se interessou pela bolsa de R$ 300 que o programa oferecia. “Não sabia direito do que se tratava. Mas a bolsa me ajudaria a pagar xerox e livros que eu precisava”, detalha a estudante.

BAIXA RENDA - A base do projeto é esta: financiar o estudo de jovens carentes. Em troca, eles incentivam outros jovens a entrar na vida acadêmica, inclusive colhendo subsídios para a formulação de políticas públicas do MEC. Andrea está animada para iniciar essa nova fase do projeto. “Estou um pouco receosa, porque com jovens é mais difícil, temos que nos esforçar para manter o interesse deles. Mas quando dá certo é muito gratificante”, conta.

O Conexão de Saberes oferece 35 vagas para alunos de camadas populares mais dez para estudantes indígenas para que eles tenham a oportunidade de pensar sobre o acesso e a permanência na universidade. O único pré-requisito é que tenham a tarde da sexta-feira livre para que possam fazer um acompanhamento das atividades.

Andrea conta que participar do Conexão dos Saberes já mudou sua visão sobre a situação do jovens de camada popular na universidade. “A gente percebe que isso tudo é um mito. Apesar da maior parte dos estudantes serem do Plano Piloto, a universidade é pública, é um direito deles também!”, argumenta. Segundo ela, é gratificante poder passar isso para os jovens, para que eles exijam também melhores condições de ensino.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário