segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ensino a distância enfrenta problemas estruturais

Cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a UnB, enfrentam limitações tecnológicas. Internet lenta e falta de material didático são os maiores entraves

Isavela Azevedo - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada em 2006 para viabilizar ensino a distância de cursos oferecidos pelas universidades públicas. Os estudantes contam com o apoio de um tutor a distância e outro presencial. A parceria com a UAB permite que a UnB ofereça oito licenciaturas e um bacharelado via internet a 28 pólos espalhados por quatro estados do país. Mais de quatro mil alunos estão matriculados em Biologia, Música, Teatro, Artes Visuais, Geografia, Educação Física, Letras Português, Pedagogia e Administração Pública a distância. “Ainda existem problemas como pólos muito distantes e dificuldades de levar os professores às comunidades. O material didático ainda é uma grande dificuldade”, salienta a coordenadora Geral da UAB-UnB, Wilsa Ramos.

Os desafios do curso foram discutidos no IV Encontro de Coordenadores de Pólos do Programa Universidade Aberta do Brasil, nos dias 13 e 14 de março. “A questão da biblioteca é nosso calcanhar de Aquiles”, aponta o professor Instituto de Biociências e Coordenador de Tutoria da UAB-UnB, Carlos Alberto Gonçalves. Ele relata que há falta de materiais didáticos adequados e bibliotecas mal equipadas, o que aumenta as dúvidas dos alunos e exige mais dedicação dos tutores. O docente salienta, no entanto, que esse problema não é exclusivo do ensino a distância. “No ensino presencial, os estudantes utilizam mais os serviços de reprografia do que da biblioteca. Mas se universidade tem 500 anos e ainda não resolveu seus problemas, imagine a UAB, que existe há quatro anos”, questiona.

A internet é outro fator de entrave ao ensino a distância. Durante sua palestra, Gonçalves informou que a velocidade média da banda larga no Brasil é de 1,3 Mbps. Já na Coréia do Sul, esse número atinge 11,7 Mbps. “Temos um programa avançado que permite a conexão de 200 pessoas simultaneamente. Nos meus estudos, no entanto, conseguimos contato por vídeo com, no máximo, oito pessoas”, enfatiza Gonçalves. O professor também destacou o baixo valor da bolsa dos tutores, que recebem R$ 765 reais mensais, além da falta de ferramentas para avaliar o programa. “Não sabemos ao certo o número de evasões ou o quantidade exata de horas trabalhadas. Teríamos que avaliar a satisfação do aluno também”, aponta.

Apesar das dificuldades, a UAB é a melhor opção de ensino em muitas comunidades. A UnB, por exemplo, é responsável pela única licenciatura em Música oferecida em Tocantins. As aulas são coordenadas no Pólo de Porto Nacional. “Temos estudantes que percorrem 530 km quinzenalmente para vir até o polo. Eles são muito motivados”, ressalta Ana Lídia Vilela, coordenadora do Pólo. A UnB também é a única universidade pública que oferece gratuitamente o curso de Educação Física no estado.

ESTÁGIOS – A coordenadora de Integração das Licenciaturas da UnB, Isabel Montadon, aproveitou o encontro para enfatizar a importância do estágio nos cursos de licenciatura. Segundo a professora do Departamento de Música, o ensino à distância ainda precisa de uma regulamentação da prática do estágio, para melhorar a forma de supervisionar e acompanhar o aluno aprendiz. Ela ressalta, no entanto, que o ensino via computador não prejudica a atuação do estagiário. “O aluno pode fazer um vídeo da aula que está ministrando e enviá-lo ao seu professor. Eu dou aula de teclado com a ajuda de vídeos e não há nenhum problema”, explica.

A estrutura física dos pólos, porém, não é ideal para a gravação das imagens. “Há pólos que possuem apenas uma câmera de vídeo”, alerta Isabel. A coordenadora ainda aponta para a falta de comprometimento dos professores. “Ainda há docentes que não acompanham direito o aluno em estágio. Há casos também em que há muitos alunos por professor”, esclarece.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário