terça-feira, 6 de abril de 2010

Tarde de chuva

A chuva veio firme para o Distrito Federal (DF). Quem lembra da segunda-feira (29/03)? Na tarde daquele dia choveu bastante. Os especialistas disseram que a chuva daquela tarde foi maior do que o volume que caiu durante todo o mês de fevereiro. Por não ser especialista não sei se posso confirmar as opiniões técnicas. Mas que choveu demais, ah isso choveu sim.

Segundo o Clima Tempo, empresa que faz previsões meteorológicas, a situação é impressionante. Por exemplo, antes de chegar o primeiro final de semana de abril, já choveu todo o volume previsto para todo o mês. Em quatro dias já choveu 123 mm. Traduzindo: choveu mais do que em janeiro.

Tudo ficou do contrário. O comum era que a chuva se despedisse do DF em março. Que nem lembrasse que abril existe. E só desse ar de sua graça no próximo semestre. Tudo fora do esperado. Porém talvez haja algum sentido nisso. Qual? Sinceramente, não sei!

Enquanto não descobrimos, podemos tentar relacionar tanta chuva com o aniversário da cidade. talvez ela seja uma necessidade ética. As denúncias do Mensalão do DEM foram sujando a imagem de Brasília, um lugar onde as pessoas daqui, precipitadamente, diziam não existir corruptos. Argumentavam que os corruptos vinham das diversas unidades da federação. De repente, eis que acontece uma bandidagem autêntica made in Brasília.

Agora é preciso nivelar tudo por baixo. Há bandidos aqui, é verdade. Todavia neste lugar também existem pessoas de honra, ética e carinho. Gente para a qual,d e fato, é preciso fazer festa. É por causa destes cidadãos e destas cidadãs que nós precisamos comemorar o dia 21.

Que a chuva seja a forma simbólica das culpas, dos pecados e das corrupções serem expiadas. Tudo antes da data da festa. Depois é só esperar pelo sol. As pessoas querem que haja muito sol. Que se possa contemplar o imenso céu e dizer: Feliz 50 anos Brasília!

Enquanto rola a chuva, a gene pode ouvir uma bela canção e ver imagens de dois grandes artistas.

Tudo de bom!

Elis Regina & Tom Jobim- Águas de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário