terça-feira, 3 de junho de 2014

VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado começam nesta quinta feira - 05/06/2014

Esta oitava edição acontece após série de cinco eventos regionais realizados ao longo de 2013 e pretende consolidar as propostas que vão compor o documento final que deverá subsidiar a construção de políticas públicas para a defesa do Cerrado e de seus povos, nos próximos anos, com vistas a um modelo de desenvolvimento sustentável.
Os principais temas abordados pelas lideranças presentes nas etapas realizadas neste último ano estão diretamente associados aos seguintes eixos: direitos territoriais e conflitos socioambientais; áreas protegidas; produção agroextrativista; água e cultura. As temáticas trataram dos desafios e perspectivas das Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Territórios Quilombolas. Mais de 700 representantes de comunidades tradicionais, agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, quebradeiras de coco e instituições de apoio e pesquisa participaram dos encontros regionais.
A meta do VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é também lançar uma aliança dos povos, composta por organizações da sociedade civil e de base comunitária de todo o Brasil, para discutir e propor estratégias acerca de pautas e lutas convergentes. A principal bandeira de unificação de forças será a segurança territorial, em que a ideia é fortalecer o movimento em prol da regularização fundiária e exercer o papel de acompanhar e monitorar os avanços políticos no que diz respeito aos territórios.
O evento tem patrocínio da Fundação Banco do Brasil, Petrobras e Funarte e apoio do MMA, MDA, MDS, CONAB, FUNAI, ICMBio, MPF, Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Funarte, EMATER-DF, Memorial dos Povos Indígenas, ISPN, Central do Cerrado, WWF-Brasil, Fundação Palmares, GDF, Anvisa, SlowFood, INCRA, IBRAM, IBAMA, SENAES e CESE.
De 05 a 08 de junho de 2014, a Rede Cerrado realizará no Complexo Cultural Funarte, em Brasília-DF o VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que deve reunir cerca de 700 representantes de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, quebradeiras de coco, agricultores familiares.
A ação dará sequência à tradição de encontros iniciada em 2001, que já aconteceram em Goiânia-GO, Montes Claros -MG e Brasília-DF, consolidando-se como um espaço para: troca de experiências que resultem na conservação do Cerrado e na promoção de meios de vida sustentáveis; valorização das tradições culturais dos Povos do Cerrado; discussão e formulação de posições políticas conjuntas; e divulgação pública dos problemas socioambientais que afetam o bioma, como também das alternativas existentes para o uso sustentável de sua biodiversidade.
O objetivo é aproveitar a semana que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, para chamar a atenção das autoridades para os principais problemas relativos ao direito à terra, áreas protegidas e produção agroextrativista. Para isso, o evento conta com uma rica programação de debates, mesas redondas, seminários, incluindo as atrações culturais, a feira dos produtos da sociobiodiversidade e a praça gastronômica.
Além de lideranças vindas de várias regiões onde há Cerrado brasileiro (DF, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Bahia), o Encontro terá a participação especialistas e gestores públicos, bem como de representantes de organizações da sociedade civil, da academia e institutos de pesquisa. O governo federal será representado por diversos órgãos e ministérios.  A intenção é encerrar o evento com diretrizes de uma agenda consistente que garanta o fortalecimento da conservação e uso sustentável do Cerrado.
A Central do Cerrado já confirma sua presença!
Quando? 05 a 08 de junho de 2014
Aonde? Complexo Cultural Funarte – Eixo Monumental-  Brasília- DF
Confira o vídeo sobre o evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário