sexta-feira, 13 de junho de 2014

Quiosques da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável já estão em funcionamento


Quiosque do Brasil Orgânico e Sustentável
começa a funcionar em São Paulo
Seis empreendimentos comercializam produtos orgânicos e da agricultura familiar.
Espaço funciona até o dia 17, no Vale do Anhangabaú

Brasília, 11 – A agricultora Marilda dos Santos, de 32 anos, levou doces, geleias e compotas de umbu – fruto nativo do Nordeste – para o quiosque da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em São Paulo. Aberto nesta quarta-feira (11), o espaço vai funcionar até o dia 17, no Vale do Anhangabaú, ao lado da Fan Fest.

Marilda representa a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), que reúne 150 cooperados. Segundo ela, esta é uma "oportunidade de mostrar para o Brasil e para o mundo o que é nosso, porque o umbu só dá no Nordeste". "Às vezes, só aparece a miséria da nossa região, mas tem muita coisa boa."


Ao passar pelo quiosque, Shirley Bertho, 40, provou e levou uma geléia de umbu da agricultora Marilda dos Santos

Ela conta que, na sua cidade de origem, Manoel Vitorino (BA), não existe emprego formal e que, por isso, os agricultores se reuniram em cooperativa para comercializar os derivados do umbu. Marilda disse que, em julho, os produtos serão levados para a Itália, onde acontece uma feira de economia solidária.

A cooperativa também vende os produtos para os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A venda representa cerca de 80% do faturamento, que atualmente é de R$ 400 mil por ano. A expectativa para 2014 é atingir R$ 1 milhão.


Seis empreendimentos estão vendendo seus produtos e mostrando sua qualidade para o mundo

Shirley Bertho, de 40 anos, foi ao quiosque conferir os produtos da agricultura familiar e da produção orgânica. Ela provou e comprou a geleia de umbu da Cooproaf. "Só tinha comido o chocolate, que tem aquele gosto azedinho, mas a geleia é uma delícia", afirmou.

Já Márcia Colloca, de 67 anos, disse que vem mudando os hábitos alimentares e compra alimentos orgânicos em feiras específicas na capital paulista. A consumidora gostou do quiosque, que fica perto da casa dela.

Novos mercados – A ação do Brasil Orgânico e Sustentável quer incentivar a comercialização e o consumo de produtos orgânicos e da agricultura familiar antes, durante e após o Mundial. A campanha quer chamar a atenção de consumidores e empresários para a variedade de sabores e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e mostrar as vantagens dos produtos orgânicos para a vida das pessoas e do planeta.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, os quiosques são novos mercados de comercialização. "A iniciativa vai gerar renda e inserir produtivamente os agricultores familiares. Além disso, a campanha mostra ao consumidor o potencial da agricultura familiar brasileira, que cada vez está mais organizada e estruturada para atender o mercado", disse ele.

Edi Elizabete da Rocha, de Veranópolis (RS), está comercializando no quiosque sucos de uva produzidos na propriedade de sua família. Ela afirmou que vai aproveitar o espaço do Brasil Orgânico e Sustentável para tentar alavancar o faturamento neste ano. "O quiosque veio para nos ajudar a ampliar as nossas vendas. Para nós é importante ver como o consumidor está recebendo o produto, porque é ele que vai nos dizer se estamos no caminho certo", acredita.


Alceu Henz, da Ecocitrus, e Edi Elizabeth da Rocha, da Dolce Verano, mostram produtos que estão no quiosque

Mais quatro empreendimentos estão no espaço: a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado), a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) e a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf). Elas comercializam suco de laranja, café moído e expresso, castanhas, biscoitos e barras de cereal.

Além de São Paulo, a campanha vai instalar quiosques com produtos orgânicos e da agricultura familiar em Brasília, Curitiba, Manaus, Natal, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Ao todo, cerca de 60 grupos e associações foram selecionados por edital público para expor e comercializar seus produtos.


Produtos orgânicos e da agricultura
familiar têm destaque na Copa do Mundo 2014
Produtos da agricultura familiar e orgânicos estão sendo comercializados nos
quiosques da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável em 10 das 12 cidades-sede do Mundial

Brasília, 13 – Para aproveitar o momento em que o Brasil está no centro das atenções no mundo e ampliar ainda mais o mercado da agricultura familiar, de certificação orgânica e selo de comércio justo fora e dentro do país, o governo federal selecionou 60 empreendimentos para vender seus produtos durante a Copa do Mundo de 2014.

Os produtos são comercializados nos quiosques da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, instalados em pontos estratégicos em 10 das 12 cidades que recebem jogos do torneio: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Entre os dias 11 e 27 de junho, cada quiosque tem seis representantes da agricultura familiar e de produção orgânica para promover o consumo de alimentos saudáveis. "A campanha vai mostrar ao consumidor – brasileiro e estrangeiro – o potencial da agricultura familiar brasileira, que cada vez está mais organizada e estruturada par a atender ao mercado", destaca o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.


Os produtos demonstram a rica diversidade de sabores e texturas, com a qualidade e a variedade próprias da produção familiar e orgânica. Qualidade esta atestada por pelo menos um dos seguintes selos, promovidos pela Campanha: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), Produto Orgânico do Brasil, Comércio Justo ou Indicação Geográfica.

De acordo com o secretário, a campanha também pretende promover a abertura de novos mercados de comercialização, deixando como legado deste megaevento uma cadeia produtiva mais estruturada, além de gerar renda e promover a inclusão produtiva entre os agricultores familiares.

Também estão sendo distribuídos kits de produtos para as pessoas que farão parte do Programa Brasil Voluntário, do governo federal. Serão cerca de 20 mil kits de lanc he, com castanhas, mel, suco orgânico, biscoito integral, banana passas orgânica, sequilhos e barras de cereal feitas com castanha de baru e açaí.

A Campanha Brasil Orgânico e Sustentável é uma iniciativa do governo federal, realizada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos). Conta também com o patrocínio do Serviço Social do Comércio (SESC).


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