quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Começam comemorações dos 50 anos da UnB Sessão solene no Memorial Darcy Ribeiro reuniu pesquisadores, alunos, servidores e autoridades no aniversário da lei de criação da universidade

Alexandra Martins/UnB Agência
 

Hugo Costa - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Está aberta a temporada festiva em homenagem aos 50 anos da Universidade de Brasília. Mais de 200 pessoas presenciaram, nesta quinta-feira, no memorial que leva o nome do educador, a solenidade que celebra meio século da assinatura da Lei 3.198 de 1961, que autorizou a instituição da Fundação Universidade de Brasília. O evento é o primeiro de uma série de comemorações que estão sendo agendadas pela Comissão UnB 50 anos para 2012, ano do jubileu da universidade. 
"Esta cerimônia é uma avant première da celebração dos 50 anos", disse o reitor José Geraldo de Sousa Júnior ao discursar na abertura. No pronunciamento, ele, que também preside a Comissão UnB 50 anos, destacou a importância simbólica do aniversário da lei que possibilitou o surgimento de uma universidade "capaz de acumular conhecimento e de colocar esse conhecimento a serviço da sociedade", segundo os preceitos de Darcy Ribeiro, idealizador e primeiro reitor da UnB. Lembrado em fotos espalhadas pelo Beijódromo, Darcy também foi lembrado pelos presentes.
O professor emérito Luiz Humberto Pereira exaltou a luta do antropólogo para instituir a universidade. "Ele deu início a um intenso trabalho no convencimento dos parlamentares", disse, lembrando as negociações políticas para criar a instituição. O crescimento da UnB como semente plantada por Darcy também foi destacado pela secretária da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Ferreira, ex-aluna da universidade e professora do campus de Planaltina. Ela disse que a presença da instituição na região administrativa incluiu uma comunidade que "via a UnB como um sonho distante, longe de suas possibilidades".
Alexandra Martins/UnB Agência
 Mostra de fotos históricas da UnB é inaugurada no Beijódromo.
"Estamos comemorando os 50 anos de uma das melhores universidades do país", destacou o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. Ele falou sobre o aumento do número de universitários no país e o papel transformador que a academia exerce na sociedade. O vice-reitor João Batista exaltou a expansão da UnB, mas lembrou que o país ainda tem 15 milhões de analfabetos e precisa continuar a luta para democratizar a educação.
Os assentos do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, estavam tomados. Veículos de televisão e também da imprensa escrita registravam os acontecimentos. Nem um pequeno percalço que impediu a execução do hino nacional no início da cerimônia comprometeu a festa. Animado, o público entoou o hino a capella, ignorando a falha técnica. Outro momento imprevisto foi a manifestação de servidores terceirizados da limpeza que reivindicavam o pagamento de tíquetes-alimentação.  O reitor José Geraldo disse que esses atos são comuns no ambiente universitário e encarregou o decano de Administração, Eduardo Raupp, de negociar com os trabalhadores.
Alexandra Martins/UnB Agência
 Banda de jazz formada por estudantes e professores da UnB abrem o evento.
MARCA – Um dos principais momentos da celebração foi o lançamento da logomarca do cinquentenário. Antes recoberta, e então exposta em um totem, a imagem que vai acompanhar a identidade visual da UnB em 2012 foi apresentada pelo reitor e bastante aplaudida pelo público. A marca tem quatro cores, apresenta o espaço temporal dos 50 anos e é composta por uma projeção de quadrados que buscam aludir ao caráter vanguardista da universidade. Saiba mais aqui.
Outra apresentação do dia foi a oitava edição da Revista DARCY. A secretária de Comunicação Social da UnB, Ana Beatriz Magno, classificou o lançamento da publicação durante a cerimônia como um momento de "grande alegria". Ela ressaltou que a publicação, com tiragem de 25 mil exemplares, é feita por uma equipe reduzida de profissionais e é voltada para o jornalismo científico e cultural. 

Coordenador executivo da comissão UnB 50 anos, o professor Fernando Oliveira Paulino, mostrou-se satisfeito com a abertura das comemorações do jubileu. "A participação do público foi além do esperado", diz ele, que temia baixo quórum em função do encerramento do semestre letivo. "As manifestações e os depoimentos demonstraram o carinho que as pessoas têm pela universidade", avalia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário