sábado, 10 de dezembro de 2011

TERNO DE REIS E TROPEIRISMO, FUSÃO DE TEMPOS, TÉCNICAS E GERAÇÕES


A proposta deste projeto é registrar a presença dos Ternos de Reis durante o evento “Natal da Cidade”, promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, verificando suas interfaces com o tropeirismo local. Através do manuseio de técnicas variadas como entrevistas com reiseiros e público, fotografias, gravações audiovisuais, e compartilhamento em meios virtuais aliadas às práticas pedagógicas contemporâneas, promovendo para alunos do IEED, membros da Catrop e voluntários, um trabalho de campo de registro de histórias e danças de fundos tradicionais tendo como universo de investigação a artesania da cultura popular com suas referências visuais, cores, sons e formas. Os resultados se reverterão como acervo da ONG Carreiro de Tropa- Catrop. Os materiais sistematizados serão doados à biblioteca do Instituto de Educação Euclides Dantas, compartilhados na rede e disponibilizados aos ternos de reis entrevistados.
PROGRAMAÇÃO:
Atividade:Reunião de lançamento do projeto Terno de Reis e Tropeirismo, fusão de tempos, técnicas e gerações
Horário:15h.
Dia:10 de dezembro de 2011(sábado)
Local:IEED
Atividade: Oficina de transcrição do projeto Terno de Reis e Tropeirismo, fusão de tempos,
técnicas e gerações
Horário:15h.
Dia:17 e 31 de dezembro de 2011(sábado)
Local:IEED
Ministrante:Profª.Maris Stella Schiavo Novaes
Atividade:Oficina de sistematização do projeto Terno de Reis e Tropeirismo, fusão de tempos, técnicas e gerações
Horário:15h.
Dias:14 de janeiro de 2012(sábado) 4 de fevereiro de 2012(sábado)
Local:IEED
Ministrante:Prof. Nerisvaldo Dias dos Santos
Atividade:
Encerramento do projetoTerno de Reis e Tropeirismo, fusão de tempos, técnicas e gerações,
apresentação do vídeo-documentário pelo GT
Horário:15h.Dia:23demarçode2012(sexta-feira)
Local: IEEDA
ONG Carreiro de Tropa Catropé uma associação civil de finalidade social, de direito privado, sem fins lucrativos eeconômicos, decaráter sócio-cultural, educativo, turístico, esportivo e de defesa do meio ambiente com sede no município de Vitória da Conquista,Bahia, atua principalmente difundindo o tropeirismo como bem cultural da região.
NÚCLEO DE HISTÓRIA, CULTURA E MEMÓRIA
Coordenação;Maris Stella Schiavo Novaes
Licenciada em História/Uesb, Especialização em Educação,
Cultura e Memória/Museu Pedagógico-Uesb
Este núcleo tem a finalidade de devolver conhecimento à cidade e criar possibilidades de reconstrução ou afirmação de identidades culturais, valorização da história local através da relação da população com os tropeiros. O objetivo é aprofundar as pesquisas sobre a história do tropeirismo na formação de Vitória da Conquista, levando em consideração aspectos históricos, culturais, sociais, visando formar um banco dedados acerca dessa problemática com ampliação de acesso disponível a qualquer pesquisador, onde lhe seja possível encontrar as fontes existentes, como documentos oficiais do município, teses e dissertações acadêmicas, novas informações contidas em memórias e documentos particulares dispersos, coletados e sistematizados através de práticas participativas e dialógicas e multidisciplinares de pesquisa promovidas pela Catro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário