quarta-feira, 4 de maio de 2011

TV Senado inicia hoje multiprogramação digital no Distrito Federal

Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (3/05), o presidente do Senado Federal, José Sarney, comunicou ao Plenário que a TV Senado inicia nesta quarta-feira (4/05) os testes da chamada multiprogramação digital no Distrito Federal.

- É mais um esforço do Senado para dar mais transparência e publicidade aos nossos trabalhos – disse Sarney.

Sarney explicou que a multiprogramação possibilita que os cidadãos escolham a que reunião assistir selecionando os canais 51.01 (Plenário), 51.02 (comissões), 51.03 (comissões) e 51.04, captados em UHF e conversor digital. Ele disse que inicialmente a subprogramação do canal 51.04 será cedida à TV Câmara.

Ele lembrou que a TV Senado, além de operar em sistema digital, está disponível em todo o país por cabo, e em sistema UHF analógico e aberto. Também pode ser captada em antenas parabólicas e está em 11 capitais com transmissões abertas e gratuitas. As outras capitais também receberão sinais abertos e gratuitos da TV Senado nos próximos anos, afirmou Sarney.

- No ano em que comemora o aniversário de 15 anos, a TV Senado, que foi pioneira na transmissão dos trabalhos legislativos e pioneira também na transmissão pela internet, demonstra mais uma vez a sua excelência com a entrada no ar em Brasília com quatro canais digitais – comemorou Sarney.

Depois do anúncio de Sarney, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Walter Pinheiro (PT-BA) elogiaram a iniciativa pioneira da TV Senado. De acordo com os senadores, essa novidade vai aumentar ainda mais a transparência das atividades do Senado e dos parlamentares e também possibilitar uma maior interação com a população brasileira.

Walter Pinheiro aproveitou para pedir ao líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), celeridade na tramitação do PLC 116/10, que regulamenta o mercado de TV por assinatura. Jucá acatou o pedido e informou que apresentaria requerimento pedindo urgência na tramitação da matéria, que deve ser votada no próximo dia 18 de maio, conforme adiantou o líder do governo.

TV pública digital

De acordo com a TV Senado, a multiprogramação está prevista na Norma Geral para Execução dos Serviços de Televisão Pública Digital, publicada em 2009 pelo Ministério das Comunicações.A multiprogramação, em sinal digital, é garantida apenas a emissoras como a TV Brasil, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, TV Escola, e Canal da Cidadania (do Ministério das Comunicações) e não é permitida a emissoras comerciais.

Os três canais digitais que se somam ao canal principal da TV Senado estão em fase de experiência e vão transmitir os trabalhos das comissões para todo o Distrito Federal. Nos primeiros meses, os telespectadores vão poder acompanhar apenas os eventos transmitidos ao vivo pela TV Senado, mas no futuro uma nova grade de programação deve entrar no ar dando ainda mais possibilidades ao telespectador.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário