quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cultura lança Guia durante 9ª Semana Nacional de Museus

Ministra Ana de Hollanda (Cultura), nas comemorações pelo Dia Internacional dos Museus, no Rio. Foto: André Gomes de Melo/Ibram/MinC

A população brasileira passa a contar com um guia completo contendo informações de 3 mil museus do país. O lançamento do “Guia dos Museus Brasileiros” foi feito, nesta quarta-feira (18/5), Dia Internacional dos Museus, pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, no Rio. A cerimônia da edição inaugural da publicação integra as comemorações da 9ª Semana Nacional de Museus, que envolve mais de 3 mil atividades em 502 cidades brasileiras até domingo (22/5).

Para divulgar a programação da 9ª Semana, a ministra visitou, pela manhã, o Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro, acompanhada do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e da diretora do MHN, Vera Tostes.

O “Guia dos Museus Brasileiros” é o mais atual e completo já publicado no país sobre o tema. Traz informações sobre os mais de 3 mil museus brasileiros, que constam em cadastro nacional mantido pelo Ibram. O guia foi organizado para facilitar a consulta pelo usuário, utilizando legendas e símbolos que orientam o leitor.

Os museus foram ainda subdivididos por região, estado e município. Ao final da publicação, um índice remissivo relaciona os nomes de todas as instituições. Inicialmente, o guia será distribuído a museus e instituições relacionadas à cultura. Nos próximos dias, a publicação será coloca à disposição online para download gratuito e consulta no site do Ibram.

Memória

Neste ano, a 9ª Semana de Museus tem recorde de participações, com 994 museus e instituições culturais integrando a programação, que inclui exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, shows, concertos, recitais, palestras e exibição de filmes. Além dos museus, participam das atividades centros culturais, fundações, galerias, casas de cultura, cursos de museologia, pinacotecas e memoriais.

Na avaliação da ministra, há uma nova postura da população brasileira, de maior apropriação dos espaços públicos e institucionais, e isso se reflete em uma relação mais próxima dos brasileiros com seus museus. As “casas da memória”, segundo Ana de Hollanda, são essenciais porque lidam com a identidade do país e promovem o autoconhecimento e o autorreconhecimento dos povos, em especial, nesse momento “em que o Brasil se apropria do seu presente e se lança para o futuro”.

A Semana Nacional de Museus acontece desde 2003, tendo sido instituída em maio de 2004 por decreto presidencial. Já foram realizados mais de 9 mil eventos no Brasil alusivos à Semana de Museus. Na edição 2011, São Paulo é o estado que participa com o maior número de instituições (150), seguido do Rio Grande do Sul (134); Minas Gerais (123); Rio de Janeiro (84); Santa Catarina (74); Bahia (48); Ceará (43); Pernambuco (41); e Goiás (30).

Veja a programação completa da 9ª Semana Nacional de Museus (16 a 22 de maio).

Panorama do setor no Brasil:

 3.025 museus no país

 85 museus em implantação

 67% dos museus são públicos

 Desde 2004, 12 novos cursos de museologia foram criados

Nenhum comentário:

Postar um comentário