quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ministra da Cultura garante a continuidade dos Pontos de Cultura

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, pediu a compreensão e a parceria da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para dar continuidade às ações do Programa Cultura Viva e buscar soluções aos impasses gerados pelo atraso no pagamento dos editais do setor. O apelo foi feito no final da tarde desta quarta-feira (25), durante um encontro que manteve com o segmento, no plenário da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

“Eu também desejo ver atendidas todas as reivindicações feitas aqui, mas peço a colaboração de vocês para podermos caminhar”, comentou a ministra para um auditório lotado por representantes de Pontos de Cultura de todo o país, que vieram a Brasília pedir ao governo a continuidade e o avanço das ações do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC).

Eles entregaram à ministra um documento contendo as principais reivindicações do movimento e manifestaram preocupação com o posicionamento da Advocacia Geral da União (AGU) em relação aos editais Agente Cultura Viva e Agente Escola Viva, que devem ser cancelados. Quantos aos Pontões de Cultura, também citados no documento, a secretária Marta Porto já informou que novos convênios só serão realizados em 2012.


Ana de Hollanda disse que os dirigentes do MinC reconhecem a importância do programa dos Pontos de Cultura, mas pediu a compreensão do setor para o aperto financeiro que o ministério vem enfrentando neste primeiro ano de gestão. “Quero que entendam que não é má vontade da nossa parte e que o dinheiro não está sendo desviado para outras áreas”, comentou a ministra. Como alternativa à falta de recursos para efetuar o imediato pagamento dos editais atrasados, ofereceu a manutenção de um permanente diálogo com o setor, na busca de alternativas e soluções.

A reunião entre os representantes dos Pontos de Cultura e a ministra Ana de Hollanda foi agendada pela deputada Jandira Feghali (PcdoB/RJ), coordenadora da Comissão Parlamentar Mista da Cultura no Congresso Nacional. No encontro também estavam presentes as deputadas Fátima Bezerra ( PT/RN), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, as deputadas Marina Santana (PT/GO) e Benedita da Silva (PT/RJ), além da secretária de Cidadania Cultural do MinC, Marta Porto, e do coodenador de Assuntos Parlamentares do ministério, José Ivo Vannuchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário