terça-feira, 19 de outubro de 2010

DEIXA A DILMA ME LEVAR, DILMA LEVA EU! Artistas reúnem se no Rio de Janeiro em apoio a Dilma

O Teatro Oi Casagrande, na zona sul do Rio de Janeiro, foi o palco para mais de mil artistas, intelectuais e estudantes se reunirem nesta segunda-feira (18/10) em ato de apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. As presenças de Emir Sader, Leonardo Boff, Chico Buarque, Marilena Chauí, Oscar Niemeyer, Bete Carvalho, Alcione, Marieta Severo, Lia de Itamaracá entre outros, destacaram a “revolução social” feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defenderam a candidatura de sua sucessora.
Segundo Chico Buarque em seu discurso “É um governo que fala de igual para igual: não fala fino com Washington e não fala grosso com a Bolívia e o Paraguai e, por isso mesmo, é respeitado no mundo inteiro”
Para o escritor Emir Sader, um dos organizadores do evento“O caminho do desenvolvimento econômico, social e cultural é o da Dilma. A alternativa (José Serra) é o obscurantismo, é a intolerância, é a repressão, é o caminho do fascismo”
O teatro de 926 lugares estava superlotado, com muita gente em pé e do lado de fora permaneciam mais de 400 pessoas que não conseguiram entrar.

O Teólogo Leonardo Boff considerou a presença do arquiteto Oscar Niemeyer a senha divina de que a candidata de Lula estaria eleita. Leonardo Boff,amigo do presidente há mais de 30 anos, comparou Lula e Dilma com os governos de seus opositores, argumentando que duas propostas estão colocadas para o Brasil "Eles ficaram montados sobre o poder durante 500 anos. O Lula entrou e 21 milhões saíram da pobreza: é toda a torcida do Corinthians. E 32 milhões saíram da classe média: é toda a torcida do Flamengo”, brincou. “Para elevar a metáfora, equivale a uma França. É uma magnitude histórica de grande relevância”.
“Se a oposição ganhar, nós vamos ter imensos retrocessos. O que a classe dominante não tolera é que alguém que veio da pobreza chegue à Presidência. Para eles, um peão como o Lula tinha que estar na fábrica”, afirmou.
Na saída, Ziraldo afirmou que o povo brasileiro não deve “mexer em time que está ganhando”. O cineasta Luiz Barreto disse:“Eu achei muito bonito. Houve aqui o que não houve nos debates da televisão. Deveriam ter filmado tudo para mostrar na televisão como campanha
A atriz Marieta Severo encantou-se “Achei emocionante. Dilma estava iluminada. Esses debates amarram muito as pessoas de uma maneira geral. É a pessoa que a gente quer ver"
E foi de Bete Carvalho uma criativa intervenção da noite, reinventando um samba popular"Deixa a Dima me levar, Dilme leva eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário