sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Primeiro Seminário da Escola de Comunicação Comunitária/RedeCCom abre novas perspectivas de parcerias e ações solidárias

Aconteceu nesta sexta feira, dia 04 de Dezembro de 2009, nas dependências da Escola de Comunicação Comunitária, SCS Quadra 02, Edifício OK, 5º Andar - Brasília-DF, o Primeiro Seminário Temporada de Parcerias 2010 da RedeCCom. O evento que ocorreu durante toda a manhã foi uma rica troca de experiências entre os expositores. O encontro foi aberto por George Duarte, Coordenador da RedeCCom/ECCom, que explanou sobre o novo formato da Rede Comunitária como Programa de Educação Aberta Continuada, PEAC, da Universidade de Brasília. Em seguida foram expositores  Afonso de Ligório – Comunicador Popular Comunitário – Rádio web Cut-DF, Eduardo Martins – Web Master – bonsresultados.com.br, Rosangela Gonçalves – ECCom – Unidade Paracatu – MG, Pedro Batista, coordenador de comunicação do GTA, Grupo de Trabalho Amazônico e Virgínio Beltrami – Coordenador do Mercado Solidário, PEAC que forma com a RedeCCom o Consórcio Solidário. Samuel Raonni – Gestor de TI RedeCCom/ECCom e Enos Augusto – Rádio CUT, alunos formados pela ECCom e que hoje já atuam como profissionais da Rede, falaram de suas trajetórias de aprendizado e atuação profissional.
Na opinião Virgínio Beltrame do Mercado Solidário, “o seminário atingiu os objetivos, conseguiu mostrar que a metodologia de rede é a forma mais viável de integração dos conhecimentos desenvolvidos pelos diversos agentes que compõem o seminário popular. Do ponto de vista prático, uma série de parcerias e ações foram firmadas, o que vai proporcionar agilização na Rede Comunitária de Comunicação e no Consórcio Solidário. O Consórcio Solidário é a integração de programas de extensão da UNB voltados para a Educação e Economia Solidária.
O consórcio integra os programas Escola de Comunicação Comunitária/RedeCCom, Mercado Solidário, Incubadora Social e Solidária, Rede de Educação Popular e Rede de Solidariedade, coordenados no âmbito da UnB pela professora Sonia Marises da Faculdade de Educação".
Todos os participantes falaram animadamente das suas experiências, vivencias , compartilhando assim muita força e esperança, numa dinâmica de explanação, perguntas, respostas e intervenções. Os participantes do seminário, segundo George Duarte, coordenador da RedeCCom, "expuseram suas experiências em perfeita sintonia com os objetivos da temporada de parcerias 2010". Afonso da CUT foi categórico ao afirmar: "na comunicação comunitária não tem pirataria, tem desobediência civil”.
Essas parcerias eficientes de homens e mulheres de boa vontade e ação eficaz, trarão com certeza uma primavera de bons frutos de comunicação honesta, preço justo, cidadania e valorização do trabalho dos que estão a margem do sistema tradicional.

Com Carinho Cósmico - Mira Alves, para a RedeCCom




Um comentário:

  1. Todo mundo realmente precisa se envolver com a comunicação, pois quem não se integrar nesse meio vai se tornar um 'ANALFABETO'.

    ResponderExcluir