sexta-feira, 20 de março de 2009

Fauna e Flora Brasileira pelos pincéis mágicos do anapolino Álvaro Nunes





Um armário de encantamentos foi aberto para a exposição Fauna e Flora Brasileira - Aquarelas de Álvaro Nunes, em cartaz nas galerias Piccola I e II da Caixa Cultural Brasília. Duzentas e cinquenta ilustrações científicas transcritas do patrimonio natural brasileiro para aquarelas que extasiam olhares e tocam sensibilidades diante da confirmação da beleza impar que herdamos neste nosso recanto de eden planetário. Inaugurada no último dia 17 de Março, a exposição prossegue até 26 de abril, qualificando-se como nobre opção dos festejos dos 49 anos de Brasília, nossa jóia plantada neste cerrado tão bem pesquisado e documentado por Álvaro, assim como fez também com espécies da Amazônia e do Pantanal matogrossense.Ao visitar a exposição, a perfeição dos traços nos leva a atos involuntários de querer ¨tocar¨a taturana para que se mova com suas defesas eriçadas, de pegar com a mão a jaboticaba madura ou de sentir o cheiro do pequi explodindo em ouro da sua casca.
Não por acaso Álvaro Nunes é considerado hoje o melhor ilustrador brasileiro de fauna e flora, avaliado por estudiosos e personalidades do criterioso universo da arte botanica, como Shirley Sherwood, colecionadora que possui ilustrações do artista em sua galeria particular no Royal Botanics Garden em Londres, além de publicar outras no livro A Passion for Plants, que rendeu a Nunes referencia elogiosa no Washington Post: “O Iheolbroma subimcanum de Álvaro Nunes é um dos achados mais vigorosos da coleção de Shirley Sherwood”.
Álvaro Nunes também ministra cursos de ilustração botânica, seja recebendo alunos em seu ateliê todo pintado de branco em Anápolis-GO ou em universidades brasileiras. Em 2000, 2001 e 2004, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos o premiou como melhor selo postal no concurso "Olho de Boi". Em 1989 recebeu o Prêmio Jabuti pela ilustração do livro Fruteiras da Amazônia, (Embrapa). Premiado duas vezes pela Award of Excellence, como Premier Print Award (2001) e como Best Multiple Stamp (2002). É autor das ilustrações do livro Peixes do Pantanal (Embrapa), já em segunda edição, de autoria dos biólogos Heraldo Britski, Keve Silimon e Balzac Lopes. Em 2008, Álvaro Nunes teve dois trabalhos premiados pelo New York State Museum, uma das mais respeitadas instituições no âmbito da história natural em todo o mundo.
SERVIÇO
Fauna e Flora Brasileira - Aquarelas de Álvaro Nunes
Galerias Piccolas I e II da Caixa Cultural Brasília
De 18 de março a 26 de abril
De terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Mais informações: (61) 3206-9448


Álvaro Nunes na abertura da exposição com uma comitiva de artistas anapolinos, capitaneada por Zeneide Lucena, nova presidente da Associação Cultural e Artística de Anápolis.

5 comentários:

  1. Obrigada, amigo!!
    Foi muito bom estar ai com vcs na capital.
    Estamos esperando e contando com você e a RedeCCOM na nossa Administração.
    Um abraço e continue desenvolvendo este trabalho maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. George, muito bom! Legal ter acesso virtual a essas imagens.
    O Álvaro Nunes realmente é um grande ilustrador e artista.
    Abçs
    Luiza Bueno

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. George,tenho acompanhando seu blog e estou maravilhada com este material,em especial. Sua escolha foi muito feliz. O grande amigo Álvaro Nunes é um artista nato e merece ser divulgado mesmo, porque é uma satisfação saber que em meio à tantos pontos negativos explorados pelos meios de comunicação, ainda há maravilhas que nos enchem os olhos e a alma para ocupar a mídia... Parabéns Álvaro...
    Ivana Lage - Jornalista

    ResponderExcluir