segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Territórios da Cidadania do Maranhão recebem 43 bibliotecas Arca das Letras

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário vai implantar 43 bibliotecas em comunidades rurais dos municípios Governador Nunes Freire, Buriti Bravo e Chapadinha,
integrantes dos Territórios da Cidadania Alto Turi e Gurupi, Cocais e Baixo Parnaíba, no Maranhão. As atividades vão acontecer nos dias 25, 26 e 27 de janeiro nos respectivos municípios, onde também serão capacitados 86 agentes de leitura, moradores das comunidades que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.
A equipe técnica do Programa Arca das Letras e da Delegacia Federal do MDA no Maranhão vai aos municípios promover as oficinas de formação de agentes de leitura e as solenidades de entrega das bibliotecas às comunidades.

A entrega das bibliotecas às comunidades do Maranhão é resultado da parceria com as Prefeituras Municipais, com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Instituto Territorium e a Empresa Agrofort que fabricou os móveis-bibliotecas chamados de arcas, onde são acondicionados os livros.
O Programa Arca das Letras teve início em 2003 e já implantou 8.040 bibliotecas, capacitou mais de 17 mil agentes de leitura e distribuiu mais de 2 milhões de livros, utilizados para incentivar a leitura junto a um milhão de famílias de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pescadores.

No Estado do Maranhão já foram implantadas 384 bibliotecas do Programa Arca das Letras e formados mais de 800 agentes de leitura, que atuam de forma voluntária em suas comunidades e vêm contribuindo para melhorar os índices educacionais e de leitura de seus municípios e ajudando as ações culturais se desenvolverem.
O Arca das Letras congrega uma rede de parcerias que viabiliza os recursos e as condições de chegada das bibliotecas nas comunidades rurais. Entre os parceiros estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), prefeituras municipais, governos estaduais, editoras, artistas e o Programa Luz para Todos do Ministério de  Minas e Energia.

Programação

25 de janeiro de 2011 – terça-feira – Governador Nunes Freire/MA

9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 10 das bibliotecas rurais Arca das Letras e

diplomação dos agentes de leitura.

Local: Paróquia da Igreja Católica

Endereço: Rua da Paz, 558 - Centro

26 de janeiro de 2011 – quarta-feira – Buriti Bravo/MA

9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 17 das bibliotecas rurais Arca das Letras e

diplomação dos agentes de leitura.

Local: Auditório da Câmara de Vereadores

Endereço: AV. Máximo Ferreira S/N

27 de janeiro de 2011 – quinta-feira –Chapadinha/MA

9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 16 das bibliotecas rurais Arca das Letras e

diplomação dos agentes de leitura.

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha

Endereço: Rua Ananias Albuquerque, 625 – Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário