terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Secretário de Cultura do DF prioriza parcerias com UnB

UnB Agência
A Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e a Universidade de Brasília vão estabelecer nas próximas semanas um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de políticas para a área. Em visita ao reitor José Geraldo de Sousa Júnior, o secretário Hamilton Pereira propôs a assinatura de convênios e acordos de cooperação técnica entre as duas instituições para promover a cultura no DF.

"A UnB pode dar uma contribuição estruturante para o desenvolvimento de políticas públicas na cidade", disse Hamilton. "Quero me colocar como um interlocutor da Universidade no processo de reconstrução das políticas culturais". Segundo o secretário, serão dois os projetos prioritários dessa parceria: a comemoração dos 50 anos da UnB e o Festival Latino-Americano de Arte e Cultura (FLAAC), ambos em 2012.

Hamilton também colocou como prioridade a descentralização dos eventos, a inserção de projetos culturais nas escolas e a revitalização da Casa do Cantador, na Ceilândia. "Temos que injetar o componente estético na corrente sanguínea da produção do conhecimento, que está na escola", afirmou. Ele considera que a ascensão social promovida pelo governo Lula não foi acompanhada por um necessário debate de valores.

Em reunião com professores, surgiram diversas outras propostas de parceria entre a UnB e o GDF. A professora Izabela Brochado, do Instituto de Artes, sugeriu uma parceria para revitalizar o Centro Cultural Renato Russo, na 508 Sul. "Podemos criar estágios para os nossos alunos lá", disse.

O Festival Interno de Música Candanga da UnB (Finca), Cometa Cenas, Tubo de Ensaios, os projetos de revitalização do patrimônio histórico de Planaltina e Museu Itinerante de Bonecos fazem parte do projeto. Também foi sugerido que a Universidade receba uma cadeira no Conselho de Cultura do DF.

O secretário-adjunto Miguel Ribeiro afirmou que a parceria será de mão-dupla. "A Secretaria também pode aproveitar muito do conhecimento produzido na UnB, tanto capacitando nossos servidores como produzindo pareceres técnicos", disse.

Hamilton Pereira aproveitou para conhecer o Memorial Darcy Ribeiro. Ficou encantado com as peças da coleção particular do antropólogo, principalmente uma carta assinada por vários intelectuais parabenizando Darcy pela criação da UnB. Manifestou ainda o desejo de realizar eventos no Beijódromo, aproveitando o auditório para 200 pessoas.

Foi a segunda visita que a UnB recebeu de um secretário de governo, em 10 dias de gestão. Para o reitor, mais que uma demonstração de reverência, a atenção do GDF implica responsabilidades. "Essas visitas demonstram que a Universidade tem uma imensa responsabilidade em relação ao Distrito Federal e também um imenso potencial de cooperação que pode ser desenvolvido", disse. "Nosso papel não é só produzir conhecimento, mas orientá-lo para a solução dos problemas da cidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dos Peabirus as Infovias Aeroporto de Cargas de Anápolis

 Dos Peabirus as Infovias Aeroporto de Cargas de Anápolis  DOS Peabirus ÀS INFOVIAS O AEROPORTO DE CARGAS DE ANÁPOLIS ESTÁ taquissiando     ...