quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rede Comunitária e Arca das Letras inauguram produtora de TV com Pontos de Cultura no norte de Minas Gerais

Arca das Letras implanta 42 bibliotecas em Minas Gerais
O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai entregar 40 bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades indígenas do povo Xacriabá, em São João das Missões. Uma biblioteca vai para a comunidade quilombola Buriti do Meio, de São Francisco e outra para uma comunidade de agricultura familiar de Luislândia. Todos os municípios estão localizados no norte de Minas Gerais.

Os eventos de entrega das bibliotecas vão ocorrer nos dias 28 e 29 de janeiro, quando também serão realizadas oficinas de formação de moradores das comunidades como agentes de leitura. Eles são voluntários e ficarão responsáveis pelas bibliotecas, pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura em suas comunidades.

Em São João das Missões, as atividades serão realizadas na manhã da próxima sexta-feira (28), reunindo os moradores e agentes de leitura das comunidades indígenas na Aldeia Indígena do Mata Fome – sede da Reserva Xacriabá. Esta ação é feita em parceria com a prefeitura municipal, que fabricou os móveis-bibliotecas (arcas) e realizou as consultas nas comunidades indígenas para verificar o interesse pela biblioteca e identificar os assuntos que os moradores têm mais interesse para formação dos acervos.

As bibliotecas das comunidades de São Francisco e de Luislândia serão entregues na manhã de sábado (29), em evento na Produtora de TV Cultuarte, em São Francisco (Centro), quando também serão capacitados os agentes de leitura, inaugurada a Unidade Comunitária de Comunicação da Cultuarte e lançado o programa piloto de TV Arca das Letras e Pontos de Cultura, produzido em parceria pela Rede Comunitária de Comunicação, Pontos de Cultura do Norte/Noroeste de Minas, Ponto de Cultura CinePoesia da TV Geraes de Montes Claros. Apresentações culturais do Boi de Reis de São Francisco e da Sussa da Comunidade Buriti do Meio estão programadas para comemorar a chegada das novas bibliotecas. Terá também almoço comunitário da culinária solidária Comida de Folia e Fava com Torresmo de Das Neves, do Buriti do Meio.

Em São Francisco já funcionam 12 bibliotecas do Programa Arca das Letras. A prefeitura está participando ativamente da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário no acompanhamento dos trabalhos dos agentes de leitura para o bom funcionamento das bibliotecas.

O Arca das Letras, criado em 2003, já implantou 8.040 bibliotecas, formou mais de 17 mil agentes de leitura e distribuiu mais de 2 milhões de livros em todo o Brasil. O projeto de incentivo à leitura abrange um milhão de famílias de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pescadores. Só em janeiro de 2011 são 95 novas bibliotecas entregues para comunidades rurais do Pará, Maranhão e Minas Gerais.

Em Minas Gerais já foram implantadas 660 bibliotecas do Programa Arca das Letras e formados mais de 1.300 agentes de leitura. Eles emprestam os livros, ajudam nas atividades escolares dos moradores e incentivam a leitura, contribuindo para melhorar os índices educacionais e apoiando as ações culturais no campo.

O Arca das Letras congrega uma rede de parcerias que viabiliza os recursos e as condições de instalação das bibliotecas em comunidades rurais. Entre os parceiros estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), prefeituras municipais, governos estaduais, editoras, artistas e as Delegacias Federais do MDA nos estados.

Programação:

28 de janeiro de 2011 – sexta-feira – São João das Missões/MG

9h: Capacitação de 80 Agentes de Leitura das comunidades indígenas.

12h: Solenidade de entrega de 40 bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.

Local: Sede da Reserva Indígena Xacriabá – Aldeia Brejo do Mata Fome

29 de janeiro de 2011 – sábado – São Francisco/MG

9h: Capacitação de quatro Agentes de Leitura de São Francisco e de Luislândia.

11h: - Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras para comunidade quilombola Buriti do Meio, de São Francisco, e para a comunidade de agricultura familiar de Luislândia, seguindo da diplomação dos agentes de leitura.

- Inauguração da Unidade Comunitária de Comunicação da Produtora de TV CULTUARTE/Pontos de Cultura do Norte/Noroeste de Minas/Rede Comunitária de Comunicação

- Lançamento do Programa Piloto de TV Rede Comunitária Arca das Letras e Pontos de Cultura

- Apresentações Culturais do Boi de Reis de São Francisco MG e da Sussa do Buriti do Meio

12h30: Almoço Comunitário/Culinária Solidária : Comida de Folia e Fava com Torresmo de Das Neves, do Buriti do Meio (São Francisco)

Local: Produtora de TV Cultuarte – Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dos Peabirus as Infovias Aeroporto de Cargas de Anápolis

 Dos Peabirus as Infovias Aeroporto de Cargas de Anápolis  DOS Peabirus ÀS INFOVIAS O AEROPORTO DE CARGAS DE ANÁPOLIS ESTÁ taquissiando     ...