terça-feira, 21 de junho de 2011

A Reforma Política e a Participação das Mulheres

A presença das mulheres na política aumentou nos últimos anos. Políticas públicas, questões específicas voltadas à saúde das mulheres, o combate à violência e uma ampliação nos horizontes profissionais são motivo de atenção das/dos governantes.

Uma mulher na Presidência da República já representa uma quebra de barreiras e a insistência da presidenta DILMA em compor um governo com maior presença de mulheres obrigará os partidos e toda a sociedade a discutir a questão.

Na história regida por relações sociais de opressão existe a contradição entre a proposta de uma cidadania universal e a exclusão por relações sociais de classe, de sexo e de raça. Há uma desigualdade entre mulheres e homens na vida social e política e o que se pretende é a igualdade nos mais diversos âmbitos das relações sociais e deve-se garantir todos os meios para que essa igualdade signifique não apenas o acesso, mas condições efetivas de participação política.
Em termos políticos, a igualdade depende da insistência que o Congresso tiver em fortalecer uma agenda voltada para esta igualdade.

Na Reforma Política defendemos uma proposta de lista fechada com a presença alternada de mulheres e homens - uma e um - isto é, proporção de 50%. Se as listas partidárias não forem obrigatoriamente apresentadas com presença alternada de mulheres e homens, novamente os mecanismos de neutralização transformarão a lista em uma lista partidária masculina e as mulheres serão as últimas da lista.

Vejam alguns dados reveladores

Os números justificam a importância e a necessidade da luta das mulheres  travar o debate de gênero na Reforma Política Brasileira: o Brasil ocupa a 146ª posição em um ranking sobre a participação das mulheres nos Parlamentos, em 192 países do mundo. Os dados foram divulgados pela organização internacional organização internacional União Parlamentar e mostram que, mesmo tendo como referência só a América Latina, Brasil fica à frente apenas do Haiti e da Colômbia no que se refere à proporção de mulheres no Congresso Nacional. Segundo cálculos desta organização, baseados em dados de 1° de janeiro deste ano, a
Câmara dos Deputados do Brasil conta com 9% de mulheres: 46 deputadas em 513.
De acordo com levantamento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL - os países com maior representação feminina são Cuba, com 43% e a Argentina, com 40%. Em relação  às regiões, a média nos países árabes é de 9,6%, nas Américas, 20%, enquanto a proporção mundial ficou em 17,9%.
Fórum em Defesa da Participação das Mulheres na Reforma Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB

  Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB Se estivesse vivo, Honestino completaria, nesta quinta (28),...