quarta-feira, 8 de junho de 2011

MG: Assentados têm cursos com foco em nutrição e melhoria de renda

Vinte e sete agricultores familiares, moradores dos assentamentos Betânia e Conquista da Unidade, criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (Incra/MG), na cidade de Varzelândia, no Norte do estado, participaram, em maio, dos programas de capacitação em Produção de Hortaliças não Convencionais e de Avicultura.

Os cursos foram realizados pela Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) contratada pelo Incra para prestar assistência técnica em assentamentos. Segundo o extensionista rural André Bezerra, o objetivo das iniciativas é conscientizar os participantes sobre a importância nutricional dos alimentos e ensinar aos assentados práticas que contribuam para a ampliação da renda familiar.

“O programa de hortaliças busca o resgate de variedades que haviam perdido espaço e valor comercial, mas que possuem um teor maior de vitaminas e sais minerais em relação às hortaliças convencionais”, explica. Já o programa de avicultura consiste no melhoramento da qualidade genética das aves, a fim de aumentar o peso dos animais e aumentar a produção de ovos.

A agricultora familiar Ednalva Veríssimo, moradora do assentamento Conquista da Unidade, participou dos dois cursos desenvolvidos pela Emater. “A experiência foi maravilhosa. Descobri que plantas que eu dava para os animais podem virar sucos e sobremesas”, conta a assentada, que se surpreendeu com o sabor das hortaliças que conheceu.

Além disso, com o curso de avicultura, Ednalva aprendeu técnicas para melhorar a produtividade das aves que ela já cria em seu terreno. “Sempre criei galinhas, mas nunca tive capacitação para saber a melhor maneira de cuidar. Com o curso eu aprendi sobre a importância da vacinação, como fabricar a ração de maneira mais barata, entre várias outras coisas”, conta a produtora. A expectativa de Ednalva é que, com o ganho de peso e a maior produtividade das aves, em cinco meses ela já possa comercializar não só os ovos, como também a carne das aves, aumentando a renda da família.

A pequena produtora Terezinha de Oliveira, moradora do assentamento Betânia, conta que se surpreendeu com a variedade de alimentos que podem ser preparados com o acompanhamento das hortaliças não convencionais. “Fizemos frango, mingau e sobremesa usando as hortaliças como ingredientes e todo mundo adorou”, diz a pequena produtora, que cedeu sua casa para a realização do curso. A produtora, que não conhecia a maioria das variedades apresentadas no curso, está empolgada com a nova horta plantada com as sementes fornecidas. “Já estão começando a brotar”, afirma a assentada, que pretende comercializar a produção.

Programas

 Programa de Produção de Hortaliças não Convencionais foi implantado no município de Varzelândia em uma ação conjunta entre a Emater/MG e a Embrapa Hortaliças. A proposta é implantar bancos de multiplicação de variedades de hortaliças que estavam se perdendo devido à baixa produtividade e pouco valor de mercado, mas que possuem alto teor de nutrientes. A segurança alimentar e nutricional é o maior foco do projeto, que teve grande aceitação entre as famílias participantes. Entre as diversas variedades, foram resgatadas hortaliças como: Batata Jacatupé, Taioba, Mangarito, Inhame, Almeirão, Ora-Pro-Nobis, Cará-Moela, Azedinha, Peixinho ou Labarizinho e Capuxinha.

Já no Programa de Avicultura, as famílias participam de um curso de capacitação em que recebem orientações sobre a aquisição de aves com uma melhor genética e também dicas de como cuidar dos animais. O intuito é que, com um melhor ganho de peso das aves melhoradas e a maior produção de ovos, os pequenos produtores possam ter um maior ganho financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário