terça-feira, 5 de abril de 2011

Livros ganham vida na Universidade de Brasília

Projeto Livro Vivo vai disponibilizar 800 obras pelo campus Darcy Ribeiro. Ideia é democratizar o acesso à leitura
Thássia Alves - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Leia, liberte, encontre. No banco de uma praça, na mesa de um café, no balcão de uma lanchonete, na parada de ônibus. Livros livres podem transformar uma cidade em uma biblioteca aberta. Podem democratizar o acesso à leitura em uma universidade. A partir desta terça-feira, 5 de abril, a Universidade de Brasília lança o projeto Livro Vivo. Oitocentas obras começam a circular pelos corredores do ICC, pelas salas de aula, pelos gramados e calçadas da Praça Maior e por onde mais quiserem. 
“A ideia é que a missão da editora deve ser não só de editar e comercializar livros, mas também educar leitores. Precisamos dar oportunidade para que as pessoas leiam”, afirma Lúcia Helena Pulino, diretora da Editora UnB. Parceira do projeto, a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar) doará 400 livros da coleção Darcy no Bolso, que apresenta 10 volumes em formato pocket com bastidores do pensamento e obra do gênio. Os livros distribuídos terão um carimbo na primeira capa com identificação do projeto.
O único compromisso de quem pegar um livro é passá-lo adiante. “Seja para um colega, um parente, um professor. É nessa hora que a existência do livro é justificada”, afirma a professora. “A intenção é que essas obras saiam das mãos de estudantes da UnB e invadam a cidade”, completa Lúcia. Segundo ela, o projeto deve ser levado em breve para os outros campi. “Ainda não acertamos uma data, mas faremos isso sim”, garantiu.
A distribuição dos livros começa amanhã em frente à loja da editora no Ceubinho, às 11h. Um cortejo musical e teatral com o espetáculo Lá Pirágua Errante convidará as pessoas a pegar as obras. “Será ao mesmo tempo uma reinauguração daquele espaço que está fechado e também o lançamento do projeto”, explica Lúcia. O espaço será aberto uma vez por semana para venda de livros da Editora. Para fortalecer o projeto, a professora afirma que em breve parte das obras editadas pela Editora UnB serão destinadas ao Livro Vivo. “Uma porcentagem das novas publicações poderá ser encaminhada para o projeto”, afirma.
O princípio do uso dos livros é mesmo do Bicicleta Livre. O projeto permite que qualquer pessoa tenha acesso aos equipamentos, sem a necessidade de apresentar documentos ou preencher cadastros. As bicicletas identificadas e pintadas de amarelo estão disponíveis por todo o campus. Criado em 2007, o Bicicleta Livre é uma iniciativa vinculada a um projeto de extensão de ação contínua da Faculdade de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário