quarta-feira, 6 de abril de 2011

Amor e Revolução. A novela do SBT sobre os tempos da Ditadura Militar no Brasil estreou provocando polêmica

Fábio Villaverde, Marcos Breda, Jayme Periard estão em 'Amor e revolução' / Foto: SBT / Divulgação / Foto Lourival Ribeiro
"Amor e Revolução", aguardada produção teledramatúrgica do SBT sobre os Anos de Chumbo no Brasil, estreou ontem e já provoca celeuma, como mostram reportagem do Jornal Extra e  a crítica de Mauricio Stycer no UOL, transcritas abaixo juntamente com alguns comentários dos leitores.

Mergulho na política não esconde limitações de "Amor e Revolução"

MAURICIO STYCER

Crítico do UOL
 
Foto 5 de 8 - José Guerra (Claudio Lins) salva Maria Paixão (Graziela Schmitt) da bomba de gás lacrimogêneo jogada em assembleia da Une (União Nacional dos Estudantes). A cena deve ir ao ar no primeiro capítulo da trama, nesta terça (5/4/11) Mais Lourival Ribeiro/SBT

Uma boa novela, entre outras qualidades para cair no gosto do público, precisa estar sintonizada com o “espírito do tempo”. Não importa que se passe nos dias de hoje ou no século 18. Basta ser capaz de produzir uma sensação – a de que está tratando de temas próximos, de alguma maneira, ao cotidiano do espectador ou, mais simplesmente, presentes no ar.

Grande investimento do SBT, “Amor e Revolução” conta com esta enorme vantagem. Poucos momentos parecem tão propícios para uma novela ambientada durante os anos mais duros da ditadura militar (1964-1985). Por conta da eleição da presidente Dilma Rousseff, o tema está novamente no ar – assim como esteve, por outras razões, em 1992, quando a Globo exibiu a minissérie “Anos Rebeldes”.

Dilma, como se sabe, participou do combate ao regime numa organização clandestina de esquerda e, por sua atuação, foi presa e torturada barbaramente. Diferentemente do governo Lula, o novo governo dá sinais de que pretende aprovar a chamada Comissão da Verdade, destinada a esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos durante o regime militar.

Igualmente como “Anos Rebeldes”, “Amor e Revolução” é uma história de amor ambientada nestes anos de chumbo. Mas 2011 não é 1992. Naquele ano, Gilberto Braga foi obrigado a reescrever alguns capítulos a mando do poderoso Boni porque “carregou demais” nas tintas políticas. Hoje, Tiago Santiago parece decidido a, sem perder de vista o “Romeu e Julieta” que imaginou, ir fundo na história política do país.

Essa posição ficou explícita no final do primeiro capítulo, encerrado com o emocionado depoimento da ex-presa política Maria Amélia Teles, cujos filhos, então crianças, a viram ser torturada.

Foi o momento mais impressionante em um capítulo frouxo, que deixou no ar a dúvida se “Amor e Revolução” será capaz, mesmo com todo o vento a seu favor, de seduzir o público.

O texto de Santiago não foi capaz de digerir toda a pesquisa que o embasou. Pareceu, muitas vezes, saído de um livro de história para crianças e, em outras, adotou uma solenidade de discurso de formatura.

Talvez por isso, ou por conta de uma direção pouco inspirada, os atores, em sua maioria, pareciam constrangidos em cena. Apesar do investimento anunciado, as cenas de ação, especialmente as de perseguição aos militantes de esquerda, foram toscas.

Lucia Veríssimo mostrou os seios numa cena romântica e seu companheiro, Licurgo Spínola, foi obrigado a atropelar o bom gosto: “Estamos só nós dois, como Adão e Eva. Vamos pecar no nosso Jardim do Éden”, disse o militante de esquerda para a sua companheira, às vésperas do golpe de 64.

O primeiro capítulo de “Amor e Revolução” foi, enfim, frustrante. Um tema ótimo, num bom momento, não é o suficiente para segurar uma novela.

DinaArais
Assisti a novela do SBT, coisa que acho, nunca fiz. O tema me interessou. Realmente a produção comparada a uma super mega novela da Globo, é fraca. Mas sinceramente, prefiro assim. As "mega" produções da Globo estão pobres no quesito história. É sempre a msm coisa. depois da indigesta e nojenta novela das 9, "Amor e revolução" aparece como uma opção mais aceitável e agradável.

Ludmilla07
Verdade seja dita, o sbt faz boas histórias mas falta realismo. Creio que seja problema na direção. Durante o primeiro capitulo dava pra ver travas dos atores como se perguntassem "o que tenho q fazer agora?". A globo já ta um saco com essas novelas mas ta na frente pelos profissionais. SBT contrata um preparador de atores ou um diretor que preste. O mesmo aconteceu com "Uma Rosa com Amor" tinha tudo pra ser uma novela engraçada (etc), mas... Arrumam uns atores ruinsinhos d+, os caras falam pausadamente, é muito estranho. Nessa tem um elenco bom mas pelo que vi a direção precisa melhorar.

mauri2206
Não ví e não gostei!!!! Basta esses conunistas todos os dias na TV, posando de heróis, quando na verdade queriam uma nova Cuba no Brasil. Não perco meu tempo!

Cabrito Teves
assisti o capítulo ontem. Verei hoje, para ter uma idéia real da novela. Temas como este me interessam, pois fui militante do movimento estudantil pós-ditadura, participei do Fora Collor de modo relativamente ativo. A última novela do gênero que assisti (Cidadão Brasileiro, da Record), me agradou. Vou ver esta, pois não aguento mais os cafés mal-requentados da Globo e as novidades, com finais previsíveis.

contra o PIG
Por que todos os críticos adoram as marmitas reesquentadas da Globo??? A criatividade em baixa e os criticos adorando as reprises de textos tão velhos quanto a visão deles. Parábens SBT, Thiago e todo o elenco de AMOR E REVOLUÇÃO.

contra o PIG
Meus caros, ví e gostei muito do primeiro capitulo, seria de se estranhar que um críticuzinho como esse falasse bem de uma novela do SBT e que aborda o tema da Ditadura, será de que lado ele ficaria se esse horror estivesse acontecendo hoje, não se esqueça meu caro, que é por esses valorosos que enfrentaram a Ditadura que vc hoje tem liberdade de dizer um monte de abobrinha, tem um salário digno e está "vivo". Quando estreiou o besteirou mais recente da Recópia, todos os "críticos" adorarammmmmmmmmmmmmmmmmm. Por que???????

‘Amor e revolução’: Nova novela do SBT mostra as violências da ditadura, mas promete romance
Marcelle Carvalho

Tortura, perseguições, luta pela liberdade e um romance proibido durante a ditadura. Esses são os ingredientes de "Amor e revolução", nova novela do SBT, que estreia hoje.

— Vivi na época dos generais. Sou da classe média que não podia votar, havia repúdio à ditadura na minha família. Por isso, tenho vontade de falar dos anos de chumbo desde a adolescência — conta o autor Thiago Santiago, que diz realizar um sonho: — Queria fazer essa trama desde 1995. Estava na Globo quando propus a história, mas como não era autor, só colaborador, competia com quem era veterano.

As cenas de tortura são impactantes. O casal Carlo (Marcos Breda) e Odete (Gabriela Alves) são os primeiros a aparecerem massacrados. O autor afirma que estarão de olho na receptividade do público em relação à violência das cenas.

— Estaremos atentos para ver o que o telespectador vai sentir ao vê-las. Se houver repúdio, transformamos em algo mais palatável — garante Thiago, que pretende retratar o período de 1964 a 1972 e traz no fim de cada capítulo, depoimentos reais de gente que sofreu com o regime militar.

Mas não só de violência vive a trama. O foco central é a história de amor (quase) impossível de Maria (Graziella Schmitt) e José (Cláudio Lins). Ela é guerrilheira, ele, militar.

— É como um Romeu e Julieta na época da ditadura. Mas, por amor, a partir da metade da novela, ele deserta do Exército e se junta a ela na luta armada. Assim, o casal passa a ser perseguido. É bom dizer que há violência na trama, mas também muito amor, muito beijo na boca — avisa o autor.

Gerson

há 2 horas Uma novela dessas é mentirosa e absurda... Só mostra um dos lados da questão e não acrescenta absolutamente nada de cultura ao telespectador e exacerba sentimentos em relação a um passado já algo distante. Lamentável...

luani
há 3 horas adoroooooo......
Mariléia Regis
há 4 horas Parabéns ao SBT e ao(s) autor(es) pela excelente iniciativa, a novela tem que ser produzida para trazer cultura para os telespectadores, chega de novelas que só incentivam o consumo exagerado de bens materiais e a desvalorização da família...espero ter uma aula sobre a época da ditadura.
Rubens Ismael
Adorei a novela, o SBT arrembentou desta vez, o povo brasilieiro prescisa de novelas assim que mostre as verdades de nossa história, e não risadinhas, luxo, beijos e abraços. Viva o socialismo!!!!!!! Parabéns Silvio Santos!!!......... Não vou perder um capítulo, a audiência vai ser a primeiricima. nota mil.

maria simone
assisti e gostei da novela do sbt, espero que o povo descubra essa novela

Fabiana
há 15 horas Adorei a nova novela do SBT.. Temos que assistir historias verdadeiras. A verdadeira historia do Brasil.. Espero que esta novela tenha muito sucesso!!! Para não ficarmos só em realitis...
SÉRGIO BARRETO
TOMEI CONHECIMENTO DA NOVELA ATRAVÉS DE UM AMIGO DE TRABALHO. NO DIA 04/04 ASSISTI O ESPECIAL SOBRE A NOVELA. HOJE ASSISTI O PRIMEIRO CAPÍTULO. COMO É UMA OBRA DE FICÇÃO ALGUMAS PEQUENAS PARTES FORAM MUTIO "MELOSAS'. PORÉM, GOSTEI DO QUE ASSISTI E PRETENDO CONTINUAR E RECOMENDO AOS JOVENS PARA TOMAR CONHECIMENTO DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL E QUE LEIAM SOBRE A HISTÓRIA POLÍTICA DO NOSSO PAÍS.

Romano
Precisamos ter mais novelas com esse conteúdos, para que a população saiba o Brasil que temos hoje ñ é um Brasil de big brother, de novela, onde somente ricos, aparecem, de jovens rebeldes sem nenhma causa.quer ser rebelde? tenha pela menos uma causa que faça valer a pena. big brother serve para cegar o povo e manipular ainda mais.

Lívia
O SBT ainda não perdeu a mania de novela mexicana. Olha os nomes dos protagonistas: Maria Paixão e José Guerra! Que falta de criatividade PELOAMORDEDEUS! Ainda vão mesclar um um beijo gay e sei lá mais o que à História do Brasil. Espero que o passado do nosso país não seja usado para manipular a população e colocá-la contra aqueles que são os responsáveis pela segurança nacional.

Edson
Precisou uma guerrilheira chegar a Presidência da República para que uma novela com tal conteúdo viasse a público com fatos reais. É importante que tudo seja revelado para que essa parte negra da nossa história não se repita jamais. Vivi aquela época e vi muitos morrerem sob o refrão "Avante Brasil" ou comememoração de copa do mundo encobrindo os sofrimentos. Parabéns SBT

Lylia
Já estava passando da hora de revelar para a nova geração os absurdos que suportamos durante a Ditadura Militar apoiada pelos EUA. Décadas que atrasaram a democracia em nosso país e até hoje sofremos suas consequências.

Jorge C. de Souza
Vejo essa novela como uma afronta a nossas Forças Armadas que em defesa da soberania do país livrou-o do comunismo. Vejo também como uns puxa saco da presidência, porque não traz nada de útil que venha a contribuir mesmo como informação para alguem.Me adimira muito o Exercito permitir.

Mileide
 ESSA NOVELA GENTE TA SENDO MUITO BEM FEITA RESPEITEEM ISSO.

Mileide
Eu tenho certesa que vai ser sucesso assim como tudo o que acotence torcendo pra explodir de audiencia eu amo vcs do SBT fanatiiica vai ser muito boa essa novela. Parabéns para todos .

mikieline
adorei quando vi q teria uma novela falando sobre a ditadura q uma coisa muito pouco conhecida entre a populacao
mikieline
acho q tudo isso sera o maior sucesso do sbt parabes
mikieline
 acho q novela sera muito importante para q as pessoas saiba mais sobre a ditadura

viviane
 axo q a novela tera " barulho", sera apelativa..., acho que a novela tera um efeito de colocar a naçao contra os que tem o papel de defesa do pais, e que vem tentando ganhar o apoio da populaçao, que nao se da conta o quento precisamo s fortalecer nossa defesa. SBT ..francamente......

daniele
A NOVELA E MUITO INTERESSANTE , MAS PARA QUE MOSTRAR O BEIJO GAY, AGORA O POVO ACHA ISSO NORMAL. COMO PODE , A TELEVISÃO TÁ PODRE.

@andrediz
A novela fez muito barulho e ao ver ontem nao vi tudo isso, Tiago Santiago peca no texto ou a direção é oq atrapalha pois realmente os atores parecem estar em um seminario de ensino medio aonde decoram os textos e leem de forma robotica...
A historia deve ser contata mais os dialogos pareciam ter saido direto do livro de historia, vamos aguardar os proximos capitulos! mesmo com esses contras ainda acredito na novela rs..
Quanto ao comentario acima da querida "Daniele" a televisao ta podre? ou os seus conceitos que são?

Um comentário:

  1. A novela fez muito barulho e ao ver ontem nao vi tudo isso, Tiago Santiago peca no texto ou a direção é oq atrapalha pois realmente os atores parecem estar em um seminario de ensino medio aonde decoram os textos e leem de forma robotica...
    A historia deve ser contata mais os dialogos pareciam ter saido direto do livro de historia, vamos aguardar os proximos capitulos! mesmo com esses contras ainda acredito na novela rs..
    Quanto ao comentario acima da querida "Daniele" a televisao ta podre? ou os seus conceitos que são?

    @andrediz

    ResponderExcluir

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB

  Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB Se estivesse vivo, Honestino completaria, nesta quinta (28),...