domingo, 3 de abril de 2011

Mercado Brasil de Rendas e Bordados de Comunidades Artesanais

De 07 a 10 de abril, o Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) realiza em Brasília o Mercado Brasil de Rendas e Bordados, mostra e venda de peças produzidas por 15 comunidades artesanais em que o Promoart atua, localizadas nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. O encontro é uma realização do Ministério da Cultura e do Iphan, por intermédio do Promoart+Cultura, em parceria com o BNDES e o Governo do Distrito Federal (Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal / Teatro Nacional).

Além da comercialização dos produtos, cuja renda será revertida para as comunidades expositoras, o evento promoverá mostra de documentários e demonstrações de técnicas do artesanato executadas pelos próprios artesãos. O Mercado Brasil de Rendas e Bordados representa uma importante parcela da diversidade e qualidade da produção artesanal nacional, revelando e beneficiando diretamente o talento nato de cerca de 2.000 artesãos dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina.

Os polos de artesanato que participam do encontro são das seguintes localidades e/ou municípios: Barreirinhas, MA - produtos confeccionados em fibra de buriti; Raposa, MA - técnica de renda de bilro; São Luis, MA - bordados com miçangas, paetês e outros do contexto do bumba-meu-boi; Morros da Mariana, PI - técnica de renda de bilro; Icapuí, CE - técnica de labirinto; Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, RN - peças de renda de bilro; Campo de Santana, em Nísia Floresta, RN - peças de labirinto; Timbaúba dos Batistas, RN - peças de renda renascença; Chã dos Pereira, PB - técnica de renda labirinto; Marechal Deodoro, AL - peças feitas em renda filé, labirinto e singeleza; Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, AL - peças de bordado boa noite; Divina Pastora, SE - peças de renda irlandesa; Poço Redondo, SE - peças feitas em redendê, ponto de cruz e renda de bilro; Florianópolis, SC - peças de renda de bilro; e Itaiópolis, SC - bordados segundo a tradição ucraniana.

Sobre o Promoart

O Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), integrado ao Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, foi criado com a finalidade de apoiar grupos produtores de artesanato de tradição cultural, buscando o desenvolvimento desse setor da cultura brasileira, que, apesar de rico, permanece ainda pouco reconhecido e valorizado. Trata-se de destacar a qualidade e a importância dos saberes tradicionais específicos dos quais o artesão é portador, na promoção de um mercado que reconheça esse valor, oferecendo condições dignas de sobrevivência aos artesãos e estimulando a expressão de sua arte.

Realizado pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, o Programa conta com a gestão conceitual e metodológica direta do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)/Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan, e com a parceria institucional e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço:

Mercado Brasil de Rendas e Bordados Inauguração: 07 de abril, das 13h às 21h De 8 a 10 de abril, das 11h às 21h Local: Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional - Setor Cultural Norte - Ed. Teatro Nacional, s/n° – Brasília, DF. Entrada Franca.

Realização Promoart + Cultura (Ministério da Cultura, Iphan, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro)

Parceria institucional e apoio financeiro BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Parceria local Governo do Distrito Federal (Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal / Teatro Nacional)

Informações

Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural /Promoart (21) 2285-0441, ramais 235, 263 e 241 Wilmara Figueiredo: (21) 8608-2745 / 8300-0252 Cassiana Caparelli: (61) 92672700 contato@promoart.art.br wilmara.gestor@promoart.art.br Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ 22.220-000

Assessoria de comunicação: Márcia Shoo – (21) 7539-0593 / marcia.acamufec@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário