sábado, 7 de novembro de 2009

RedeCCom na TV Rodô

Como uma das ações dos movimentos sociais para divulgar a I Conferência Nacional de Comunicação – Confecom– no DF e nacional, foi montada a TV Rodô, dia 6 de novembro, das 18 às 20h, no térreo da Rodoviária do Plano Piloto.
O motivo da iniciativa foi sensibilizar e divulgar a etapa distrital da I Confecom, que acontece este mês no Distrito Federal, para cerca dos 15 mil transeuntes que diariamente transitam na rodoviária no caminho de casa, trabalho, escola, lazer, hospitais, shoppings, comércio. A etapa distrital serve de preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação, a ser realizada de 14 a 17 de dezembro no Centro de Convenções Uylsses Guimarães.

Por ser um local de grande fluxo de pessoas, a Comissão Pró-Conferência Distrital de Comunicação, representante do movimento social de comunicação no DF, definiu esta ação para atrair a atenção destas pessoas para o debate sobre a comunicação, inédito no Brasil.
Pela primeira vez nós, brasileiros e brasileiras, teremos a oportunidade de debater a comunicação pelos os que são notícias, os que as produzem e os que as assistem. Dar voz a quem não tem voz. À população historicamente marginalizada, esteriotipada por propagandas, publicidades, anúncios. Violentada pelos conteúdos e imagens racistas, machistas e preconceituosas veículadas.Às mulheres como objeto sexual, e às crianças e adolescentes utilizados de forma sensacionalista e oportunista pelas propagandas infantis.

É necessário dar visibilidade democrática e irrestrita a todos e a todas. Sem discriminação racial, de gênero, escolaridade, social, econômica e religiosa.
Por tudo isso, a importância da TV Rodô. Na programação, entrevistas com entidades do movimento social do DF e de caráter nacional, além da apresentação de grupos culturais e vídeos temáticos.

A atividade foi promovida pelos Centro Acadêmico de Comunicação Social da UnB, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira/DF), Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, Intervozes, Laboratório de Políticas em Comunicação da UnB, Movimento Negro Unificado/DF, Projeto Comunicação Comunitária, Radio Utopia-DF, RedeAfro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário-DF, União Nacional dos Estudantes. Com apoio do DCE/UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário