segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Instituto Mamirauá na RedeCCom

Novos comunicadores no interior do Amazonas para a Rede Ribeirinha de Comunicação
Clique para ver todas as fotos de Instituto Mamirauá forma novos comunicadores no interior do Amazonas
Uma oficina de Comunicação Comunitária será realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá de 21 a 23 de Outubro, na comunidade Vila Nova, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, área de 2,31 milhões de hectares na região central do Amazonas.

A Oficina formará jovens comunicadores populares que aprenderão técnicas relacionadas à produção em rádios comunitárias, elaboração de notícias e de vídeos. “O objetivo é formá-los como produtores de informações para o informativo "O Comunicador” e para o programa de rádio “Ligado no Mamirauá", tornando esses jovens parte integrante do projeto Rede Ribeirinha de Comunicação”, explica Marco Lopes, do Programa de Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá.

A Rede Ribeirinha é um projeto destinado às populações tradicionais das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã (AM), cogeridas pelo Instituto Mamirauá em parceria com o governo do estado do Amazonas. Seu objetivo é capacitar moradores, especialmente jovens, dessas unidades de conservação como comunicadores populares.

Atualmente, 39 pessoas de 17 comunidades das Reservas participam do projeto, contribuindo com entrevistas e reportagens veiculadas em três rádios-poste, no Informativo “O Comunicador”, editado pelos próprios comunitários, e no programa de rádio “Ligado no Mamirauá”, produzido pelo IDSM e divulgado uma vez por mês em uma emissora de rádio regional, a Rádio Rural.

Rádios-poste consistem em caixas de som externas (tipo boca de ferro), instaladas em postes, e ainda em amplificadores e em microfones, entre outros, que funcionam com sistemas de energia solar. O projeto é desenvolvido desde 2006, com apoio institucional da Universidade Federal da Amazônia (UFAM) e financeiro do Instituto OI Futuro e da Esso Brasileira de Petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário