segunda-feira, 6 de abril de 2009

RedeCCom no 2º Fórum Nacional Rede de Tecnologia Social e 2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social

O 2º Fórum Nacional da RTS acontecerá em Brasília, de 13 a 15 de abril de 2009. O objetivo é reunir as instituições participantes da Rede. Com caráter consultivo e propositivo, o Fórum orientará o planejamento do biênio 2009-2010. A Rede de Tecnologia Social reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições, com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, por meio da difusão e da reaplicação, em escala, de Tecnologias Sociais. Para tanto, é necessário que os "fios" da RTS sejam fortalecidos, que as entidades-membro, se apropriem dessa missão e sejam partícipes dessa construção. Por isso, na sua estrutura operacional, além de uma secretaria executiva que operacionaliza as decisões políticas de seu Comitê Coordenador, a RTS criou espaços de interlocução tanto on line, através de seu Portal, quanto presencial por meio de reuniões, oficinas e Fórum Nacional. Esses instrumentos são importantes para fomentar o sentimento de pertencimento à Rede e ganhar legitimidade junto à sociedade. O Fórum como espaço privilegiado de articulação, aprofundamento e diálogo entre os/as participantes, pela riqueza de sua diversidade, tem se demonstrado um caminho viável para reflexão, formação e gestão de conhecimento e sua relação com a Tecnologia Social.

Programação do Fórum

13 de abril 19:00 – Mesa de Abertura Comitê Coordenador da Rede de Tecnologia Social (RTS) 20:00 – Palestra l Histórico da RTSLarissa Barros (Secretaria Executiva da RTS) 20h30 – Mesa de Avaliação das ações da RTSJacques Pena (Fundação Banco do Brasil)Maria Betânia Andrade (Articulação no Semi-Árido Brasileiro)Marcus Vilarim (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)Moderador: Lenart Nascimento l Petrobras 21h30 – 2º Fórum Nacional da RTS (Resultados esperados)Comitê Coordenador da Rede de Tecnologia Social 14 de abril 9:00 – Trabalho em Grupos (Oficinas Regionais) Região Centro-oeste (Tecnologia Social e Desenvolvimento Regional)Luís Carrazza (Instituto Sociedade, População e Natureza)Região Nordeste (Tecnologia Social e Desenvolvimento Regional)Vital Carvalho Filho (Ministério do Desenvolvimento Agrário) Região Norte (Tecnologia Social e Desenvolvimento Regional)Zezé Weiss (Banco Mundial) Região Sudeste (Tecnologia Social e Desenvolvimento Regional)Ladislaw Dowbor (Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP) Região Sul (Tecnologia Social e Desenvolvimento Regional)Euclides Mance 12h30 – Almoço 14h30 – Trabalho em Grupos l Oficinas Regionais 18h30 – Mostra de Tecnologia Social 15 de abril 9:00 – Trabalho em Grupos (Oficinas Temáticas) Agroecologia e Segurança AlimentarEspecialista: Jean MarcAssessoria e Serviço à Projetos em Agricultura Alternativa – AS-PTA/Nacional Energias RenováveisEspecialista: Jörgdieter AnhaltInstituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis – IDER Cidades SustentáveisEspecialista: Profa. Dra. Laura BuenoUniversidade de São Paulo – USP ÁguaEspecialista: Naidison QuintelaConselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Bahia AgroextrativismoEspecialista: Rubens GomesGrupo de Trabalho Amazônico - Rede GTA 12:00 – Sistematização e preparação dos resultados para a plenária 13:00 – Almoço 14h30 - presentação dos resultados dos grupos regionais 16:00 – Apresentação dos resultados dos grupos temáticos 17h30 – Debate e finalização da Plataforma 18h30 – EncerramentoCom o tema “Caminhos para a Sustentabilidade”, a 2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social e o 2º Fórum Nacional da Rede de Tecnologia Social serão realizados no Hotel Grand Bittar, em Brasília, de 13 a 17 de abril. Para o encontro estão previstas as realizações de palestras e mesas-redondas, além de painéis em que serão apresentadas experiências nacionais e internacionais no campo das Tecnologias Sociais, tanto na área urbana como na área rural. A conferência é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil (FBB) com parceiros da Rede de Tecnologias Sociais.

*Para mais informações acesse http://conferencia.rts.org.br/
Programação da Conferência
15 de abril
19h30 – Cerimônia de Abertura
16 de abril
09:00 – Mesa I
O papel das redes para a sustentabilidade do desenvolvimentoArnauh Fuentes (Lasindias – Espanha)
A experiência da Rede de Tecnologia SocialProfa. Aldalice Otterloo (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Brasil)Moderadora: Márcia Kumer (CEF)Comentarista: Gilberto Fujimoto (SESC - RJ)
10h30 – Mesa II
Rede de Pesquisa Latinoamericana sobre Tecnologia SocialDr. Gustavo Crespi (International Development Research Centre – Canadá)Prof. Dr. Hernan Thomas (Universidade de Quilmes – Argentina)
Tecnologias Sociais e cooperação internacional: América Latina e países de língua portuguesaConselheiro Milton Rondó (Itamaraty – Brasil)Moderador: Luiz Eduardo Ruckert Parreiras (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Brasil)
12:00 – Almoço
14:00 – Mesa III
De tecnologia apropriada à Tecnologia SocialDr. Lynaldo Cavalcanti (Brasil)Rodrigo Fonseca (Financiadora de Estudos e Projetos – Brasil)Moderador: Flávio Weinstein Teixeira (Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural)Comentarista: Flávio Cruvinel (Ministério da Ciência e Tecnologia)
16h30 – Mesa IV
Tecnologia Social, Sustentabilidade e CidadaniaProf. Dr. Andrew Feenberg (Canada Research Chair in Philosophy of Technology School of Communication Simon Fraser University at Harbour Centre – Canadá)Prof. Dr. Ignacy Sachs – em vídeo (Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais – França)Comentador: Pedro Pedro Cláudio Cunca Bocayuva (Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional – RJ)Moderador: Fábio Eduardo de Mello Cunha (Ministério da Integração Nacional)
18:00 – Lançamento da Plataforma Gestão do Conhecimento da RTSDr. Saulo Barreto (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – Brasil)
18h30 – Sobre o Prêmio da Fundação Banco do Brasil
19:00 – Lançamento de livros
17 de abril
8h30 – Painel de experiências (Tecnologia Social e o Desenvolvimento Rural)
Uma Terra e Duas Águas - P1+2Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)Jacques Pena (Fundação Banco do Brasil – Brasil)Andrés Randazzo (Experiência Mexicana)Moderador: Fundação Banco do Brasil
10h30 – Intervalo
11:00 – Painel de experiências (Tecnologia Social e o Desenvolvimento Urbano)Dalton Franco (Incubadora Afro-Brasileira – Brasil)
Incubação de Redes de Comercialização de Resíduos SólidosAntonio Bunchaft (Centro de Estudos Socioambientais PANGEA – Brasil)
Rede de Comércio Solidário Ari Aloraldo do Nascimento (Agência de Desenvolvimento Solidário – ADS/CUT – Brasil)Moderador: Lenart Nascimento l Petrobras
13:00 – Almoço
14h30 – Construção de uma agenda de mobilização global em função das Tecnologias SociaisLadislau Dowbor (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP – Brasil)Coordenador: Juarez de Paula (Sebrae)
17:00 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário