sexta-feira, 29 de março de 2024

Dos Peabirus as Infovias Aeroporto de Cargas de Anápolis


DOS PEABIRUS ÀS INFOVIAS
O AEROPORTO DE CARGAS DE ANÁPOLIS ESTÁ TAXIANDO PARA ENTRAR NA HISTÓRIA

      Dos peabirus percorridos no cerrado em lombo de burro por um cientista viajante há mais de dois séculos até as infovias da indústria de dados de hoje, compreende-se a vocação de entroncamento econômico para a região de Anápolis.  Vive-se esta questão em face da federalização do Aeroporto de cargas, assim chamado o empreendimento que há mais de vinte anos busca consubstanciar-se como ponto convergente de rodovias, ferrovias, aerovias e as mais que presentes infovias

Com sua comitiva composta de mulas e dois ajudantes, o botânico e astronomo franco-belga Auguste Saint Hilaire alcançou as nascentes do Rio das Antas registrando a natureza cerratense e costumes do gentio local. Do velho alambique em que se arranchou, deu as primeiras notícias em francês da aprazível região habitada por animais da espécie Tapirus Terrestres que ensejava o nome de Antas para a localidade e a Fazenda em que pernoitou. 
     Por Antas transitava comitivas viajantes composta de centenas de mulas em múltiplos sentidos, buscando origem e destino das mercadorias como ouro, açúcar, sal, algodão e manufaturados da nascente economia industrial nos litorais. Rio de Janeiro e Salvador eram rotas permanentes destas comitivas, as vezes compostas de mais de trezentas mulas indo por três meses e voltando no mesmo rastro por outros três.
       Ainda na região, Saint Hilaire hospedou-se no Engenho São Joaquim a convite de seu proprietário Comendador Joaquim Alves de Oliveira e produziu importantes registros daquele que foi o maior empreendimento econômico da Província de Goyaz no século dezenove, chegando mesmo a se confundir com  a contabilidade provincial, tal a magnitude da sua produção de mercadorias e transações comerciais. Nos dias de hoje chama-se Fazenda Babilônia, empreendimento turístico sustentado pelo Memorial do Engenho São Joaquim
  
AERODOFERIA contempla como expressão verbal, nestes tempos de Inteligência Artificial, as múltiplas vias de transporte que sustentam o desenvolvimento econômico que se estabelece a partir de uma região. No caso do município de Anápolis em Goiás, abarca-se importantes momentos que marcaram sua história como polo econômico do centro do Brasil, estrategicamente localizado entre duas capitais que ajudou a construir. A capital estadual Goiânia e a federal Brasília.





Um escritor escreve Este é seu oficio Um escriba tem a missão de anotar tudo aquilo que seré histórica
Escrever é a mistão do escribre que escolhe tema entre muitos
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário