domingo, 27 de agosto de 2023

 ARTE MARGINAL

Markão Aborígine grava DVD intimista nas ruas do Riacho Fundo II

A gravação, que ocorre neste final de semana, será um momento de celebração e reflexão da música e da literatura, elementos que movem o artista

Markão Aborígene, o Velho Abô, grava o DVD 'Literato marginal' neste final de semana, no Riacho Fundo 2 -  (crédito: Aborígene/Divulgação)Markão Aborígene, o Velho Abô, grava o DVD 'Literato marginal' neste final de semana, no Riacho Fundo 2 - (crédito: Aborígene/Divulgação)
Foto de perfil do autor(a) Daniel Lustosa
Daniel Lustosa*
postado em 26/08/2023 16:33


Neste final de semana, o artista Aborígine celebra os 22 anos de carreira com a gravação do DVD Literato marginal. O evento acontecerá no QC 03, em frente ao Parque Riacho 13, no Riacho Fundo II e conta com participações especiais de Viela 17, Atitude Feminina, Cia In The Hood, Meimei Bastos, Mc Murcego, e Kaliandra.

A gravação será um momento de celebração e reflexão da música e da literatura, elementos que movem Markão Aborígine, o velho Abô. Literato marginal é um dos primeiros shows pós covid-19 que Aborígine conseguiu elaborar, planejar e ensaiar. Em meio a problemas relacionados à pandemia e saúde mental do artista, essa nova obra surge como um novo início na carreira artística, com o mesmo ânimo e utopias de anos atrás, e ainda, é a realização de um sonho pessoal e coletivo.

A gravação do DVD também será um momento de cuidado e de cura ao som de rap. Haverá brinquedos para as crianças, e o velho Abô revitalizará a praça que será o ambiente que abrigará a obra intimista que é o retrato de um artista simples e modesto.

A escolha do local também faz parte do perfil de Aborígine. Quando era morador do Riacho Fundo II, o artista promovia eventos, cineclubes e também articulação com escolas.

Ravena Carmo estuda literatura marginal e irá participar da gravação do DVD como poetisa, além de recitar alguns trechos da pesquisa Vozes e escritos do gueto: Trilhas e trajetórias da literatura marginal no DF, na qual Markão Abô escreveu o prólogo e foi uma das referências do estudo.

“Eu estou bastante contente de participar desse momento histórico com o Markão,” afirma Carmo. “Eu estudo os escritos marginais que ele produz, para mim o Abô é uma das maiores referências das literaturas de rua que existem.”

Serviço


Gravação do DVD Literato marginal
Neste final de semana, na quadra QC 3 do Riacho Fundo II, em frente ao Parque Riacho 13, às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário