quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

XIV ENCONTRO DE FOLIA DE REIS DO DF COMEÇA HOJE EM BRAZLÂNDIA

A abertura hoje às 21h, com a dupla caipira de raiz Zé Mulato & Cassiano. Amanhã, sexta-feira (11/12), a partir das 21h30,
Pereira da Viola 

e as duplas Macedo & Mariano, Ânderes & Fernando, Mozar &Fernando

Folia de Reis é uma cultura viva, que se renova a cada geração. Pessoas de todas as idades, dos mais jovens aos mais idosos, alimentam essa expressão artística e religiosa. De 10 a 13 de dezembro, venha celebrar conosco o XIV Encontro de Folia de Reis do DF, na Rua do Lago, em Brazlândia. Traga toda a família e venha apreciar e se divertir assistindo a apresentações como a deste vídeo. A entrada é franca. Não Perca


VBS Produções e Eventos
QOF (Setor de Oficinas) Conjunto C Lote 7
CEP: 71727 - 503
Candangolândia - DF
Fone/Fax: 61 - 3301 1267
Volmi Batista: 61 - 9964 7945
Geralda Luzia: 61 - 9697 4045

Visite Nosso Site
http://www.violabrashow.com.br/

Clube do Violeiro/Arquivo institucional
correioweb
Brasília ainda não havia sido inaugurada, e a folia de reis já era cultuada pelos moradores do entorno da região, onde viria ser edificada a futura capital. Demorou um pouco para que os brasilienses incorporassem esse misto de festa e religiosidade à sua identidade cultural.
O resgate dessa tradição, de forma mais sistemática, se deu no início da década passada, com a realização do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal, que nos 10 primeiros anos ocorreu na área de exposição da Granja do Torto. De 2011 para cá ganhou o formato itinerante, passando por cidades como Planaltina, Ceilândia e São Sebastião.
“No ano passado, por total falta de apoio, não pudemos realizar o encontro, que estamos retomando agora, com a 14ª edição, que vai ocupar a Rua do Lago, em Brazlândia, de hoje a domingo”, diz, entusiasmado, Volmi Batista, presidente do Clube dos Violeiros Caipiras de Brasília, entidade organizadora do evento.
Para Volmi é fundamental a valorização e a divulgação de uma cultura viva do Brasil. “De Norte a Sul do país as pessoas celebram a Folia de Reis e há peculiaridades regionais. No Nordeste, por exemplo, é conhecido como Reisado. Trata-se de uma manifestação que celebra o passado, com um caráter religioso, mas que vem conquistando as novas gerações de artistas e foliões”, afirma.
Segundo ele, com a chegada da metrópole (Brasília), a Folia de Reis ficou meio esquecida, por absoluta falta de interesse, principalmente da parte das autoridades. “Desde que há 24 anos fundamos o Clube de Violeiros Caipiras, passamos a acalentar a ideia de promover um encontro com essas características”, lembra.

Clube do Violeiro/Arquivo institucional
Celebração
Brazlândia, onde vai ocorrer a edição de 2015 era uma das comunidades onde, antes do advento da nova capital, essa manifestação cultural já era cultuada. Lá, além dos festejos na Rua do Lago, nos três dias, os participantes poderão participar da missa sertaneja, no domingo, na Igreja do Menino Jesus – com capacidade para três mil pessoas – oficiada pelo padre Adão Soares.
Integram ainda, a programação, o “giro”, ou seja, visita dos foliões à casa de moradores, escolhidos entre os que pretendem pagar algum tipo de promessa, em frente a um altar ou presépio, previamente instalado. Os visitantes são recepcionados com um reforçado café. Haverá, ainda, oficinas de brinquedos e de danças populares ministradas pelo Grupo de Folia Menino Jesus, de Brazlândia.
Uma das partes da programação mais aguardada é a dos shows de cantadores e violeiros. A abertura nesta quinta-feira (10/12), às 21h, vai ser com a dupla Zé Mulato & Cassiano, ícones da música caipira no Brasil. Sexta-feira (11/12), a partir das 21h30, as atrações são Pereira da Viola e as duplas Macedo & Mariano, Ânderes & Fernando, Mozar & Fernando.
No sábado (12/12), os shows começam ao meio-dia, com destaque para a Orquestra de Violeiros. Mais tarde, às 21h30, as atrações são o violeiro internacional Roberto Correa ao lado do folclorista Badia Medeiros e a dupla feminina Karen & Pamella Viola. Domingo (13/12), no encerramento, o público vai ouvir, entre outros, Volmi Batista e Aparício Ribeiro, e Luiz Faria e Silva Neto, às 12h. Ênio Lima e Gustavo Neto serão os últimos a subirem ao palco instalado na Rua do Lago.
Segundo Pereira da Viola, nascido na comunidade quilombola de São Julião (município de Teófilo Otoni-MG), embora de origem portuguesa, a Folia de Reis no Brasil foi recheada por elementos das culturas afro e indígena, “matizes de nossa identidade, como nação”. Ele acrescenta: “Tenho a dádiva de ser convidado para participar de encontro, como esse em Brazlândia, em todo o país. E é sempre enriquecedor”. Já o mineiro-brasiliense Roberto Correa vê como “uma bênção” o fato do encontro ocorrer às vésperas do Natal. “Com o mestre de folia Badia Medeiros, vamos tocar no show folias e clássicos da música caipira”.
Programação
14ª edição do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal

De quinta-feira (10/12) a domingo, na Rua do Lago em Brazlândia. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário