quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Canal da Cultura vai valorizar diversidade brasileira


Acesso rápido

Ministros assinaram nessa quarta portaria que cria o Canal da Cultura (Foto: Lia de Paula)
 
Os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e das Comunicações, Ricardo Berzoini, assinaram nessa quarta-feira (26) portaria que regulamenta o Canal de Cultura, no qual serão divulgados produções e programas regionais. Administrado pelo Ministério da Cultura, o canal também vai democratizar as obras audiovisuais financiadas com recursos públicos. O documento foi publicado nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU).
 
Juca Ferreira defendeu que o novo canal seja concebido de acordo com as demandas da população brasileira e não seja a mera reprodução de modelos prontos de tevês públicas. "Na sociedade inglesa, em que a BBC foi desenvolvida, a educação já estava razoavelmente bem resolvida e já havia a estruturação de direitos", disse. "A tevê pública tem que ter a noção do meio em que ela vai operar", destacou.
 
Berzoini destacou a obrigação da tevê pública de oferecer aos telespectadores conteúdos de interesse coletivo sem priorizar o lucro. "Os ministérios da Cultura e das Comunicações realizam aqui, hoje, um ato fundamental à luta para ter mais diversidade e possibilidades de comunicação", afirmou. 
 
O Canal de Cultura está previsto no Decreto 5.820/2006, que cria o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Além dele, foi determinada a criação dos canais do Poder Executivo, de Educação e de Cidadania. 
 
Em julho deste ano, o MinC constituiu um Grupo de Trabalho para viabilizar a implantação do canal. O GT é coordenado pelo secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, que participou da solenidade de assinatura do documento. "O Estado precisa se comunicar. Tem muitas ações que não chegam à população", afirmou Pola. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Rio, Lula e Macron lançam ao mar submarino Tonelero

No Rio, Lula e Macron lançam ao mar submarino Tonelero O Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construí...