quinta-feira, 19 de março de 2015

ESPAÇOS DE VIDA COM ATRATIVOS PARA A JUVENTUDE RURAL NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

Governo Federal recebe demandas de representantes da juventude rural


Foto: Paulo Henrique Carvalho/ MDA
Direito à terra, sucessão rural, fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia, educação e qualidade de vida. Esses são alguns dos pontos centrais da Carta Proposta da Juventude Trabalhadora Rural entregue por lideranças do campo de todo o País, nesta quarta-feira (18), ao Governo Federal - representado pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e pelo secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.
O documento traz um conjunto de proposições de políticas públicas para a juventude rural e tem como objetivo ampliar o processo de diálogo e negociação com o Governo Federal. Na oportunidade, a secretária de Jovens da Contag, Mazé Morais, e outras lideranças chamaram a atenção para a importância dessas políticas no combate ao êxodo rural e na promoção do desenvolvimento rural brasileiro.
O ministro Patrus Ananias reforçou o compromisso do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em transformar os assentamentos da reforma agrária, além de produtivos, em “espaços de vida” com atividades atrativas para os jovens,. Além disso, salientou que o incentivo à agroecologia é uma das metas prioritárias do Governo federal. 
O ministro Miguel Rossetto garantiu a continuidade do diálogo com a juventude rural, por meio do MDA e da Secretaria Nacional da Juventude. Rossetto disse ainda que o Governo Federal já está implantando, há vários anos, “uma verdadeira reforma rural que leva em conta a qualidade de vida no campo com energia elétrica, saúde, educação, estradas e casa própria”.
Grande evento
Os jovens também anunciaram a realização, em abril, do 3º Festival da Juventude Rural, em Brasília. Mais de cinco mil jovens, do Brasil e de outros países da América Latina, são esperados para o evento.
Ascom/MDA com informações da Comunicação da Secretaria-Geral da Presiência da República 

- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/governo-federal-recebe-demandas-de-representantes-da-juventude-rural#sthash.yLEjgxzD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário