sábado, 26 de abril de 2014

DONA GERCINA, A POETA FIANDEIRA PARTIU DESTA VIDA. VAI SE EMBORA UMA RICA BIBLIOTECA COMPLETA DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA

 Foto  Agência ECCom/Pedro Prestes
Gercina Maria de Oliveira era um dos ícones da comunidade de Sagarana, um dos primeiros assentamentos da reforma agrária em Minas Gerais, distrito do município de Arinos, no Vale do Rio Urucuia. Mineira descendente de índios caetés, aprendeu o ofício de fiandeira com sua avó Laura Maria de Jesus e sua mãe, Ana Maria. Com as próprias mãos, plantava e  colhia o algodão que transformava em fios com que tecia suas peças coloridas, rico artesanato que a levou até a uma exposição na sede da ONU em Nova Iorque, em dezembro de 2013. Mas, além da poesia artesanal, o que mais distinguia Dona Gercina eram os versos de sua cantoria, que ela também improvisava enquanto fiava em sua roda. Não dá pra imaginar festa de raiz popular sem a apresentação desta grande poeta. A Associação das Artesãs de Sagarana, que ela fundou com suas companheiras de ofício, é um frande sucesso de empreendedorismo de cultura popular assentado nas bases da economia solidária. Dona Gercina deixa doze filhos. Nós todos, ficamos órgãos também.
 Agência ECCom
Foto George Duarte Agência ECCom
http://redeccom.blogspot.com.br/search?q=Dona+Gercina
Dona Gercina, poeta fiandeira que desfia versos, fiando cantorias de trabalho no palco de Sagarana, Feito Rosa para o Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário