domingo, 15 de setembro de 2013

Comissão de Ciência e Tecnologia quer debate para tornar banda larga um direito fundamental


Escrito por Luiz Queiroz, Convergência Digital, Sexta-feira, 13 de Setembro de 2013   
Dom, 15 de Setembro de 2013 18:02
A Comissão de Ciência e Tecnologia vai discutir em audiência pública os “investimentos em qualidade dos serviços de telecomunicações, móvel fixa e banda larga – 4G e  grandes eventos – e o regulamento de celebração de Termos de Ajustamento de Conduta”.

Mas o pano de fundo para esse tema seria reativar a discussão sobre a banda larga brasileira - diante da qualidade sofrível que as empresas ofertam no mercado, além de ainda ser para quem pode pagar - não deveria se tornar num direito fundamental a ser inserido na Constituição.

A questão foi levantada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor do novo requerimento de audiência  para debater esses temas, aprovadso na última terça-feira pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Curiosamente o apoio à proposta de rediscussão da banda larga como direito fundamental, contou com o apoio de uma senadora que também integra a base governista: Angela Portela (PT-RR).

A senadora criticou os serviços prestados na Região Norte. Disse que na última audiência só ouviu promessas de melhoria tanto das empresas quanto do governo, mas até agora nada. E afirmou que as empresas simplesmente tratam os senadores com desdém. "Eu senti uma certa falta de sensibilidade de alguns atores, das empresas e até mesmo do governo", disparou.

Serão convidados a debater o presidente da Anatel, João Rezende, o coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (Consumidor e Ordem Econômica) do Ministério Público Federal, o secretário de Controle Externo de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicações do TCU, Marcelo Barros da Cunha, a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, o diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, e a presidente do Idec, Marilena Lazzarini.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário