sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Plenária do Comitê do Distrito Federal do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - FNDC-DF

Imagem inline 1
 



O Comitê DF convoca todas as entidades e ativistas do DF e entorno a participarem da plenária local do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação no próximo sábado, 31/8, às 10h no Sindicato dos Jornalistas.

A necessidade de democratizar a comunicação ganhou mais força com as grandes mobilizações de junho, que trouxe milhões de brasileiros paras ruas. Enquanto a população protestava por mais direitos, a grande mídia desqualifica as mobilizações e incentivava a violência policial contra os manifestantes. E a resposta imediata foi a luta pela ampliação da liberdade de expressão para todos a população.

Atos contra a manipulação dos veículos comerciais surgiram em Brasília e por todo o país. A Globo, o maior grupo de mídia do país, se transformou imediatamente no maior alvo dos protestos. Críticas ao monopólio da comunicação do país, a criminalização das manifestantes, a falta de uma regulação da mídia ecoou por todo o país.

O projeto de lei de iniciativa popular da Mídia Democrática, lançado por diversas entidades da sociedade civil em maio deste ano, logo foi encampado e apoiado nas assembleias populares que tomaram conta do país. E no Distrito Federal não foi diferente. 

Neste mês também faz um ano de mais uma tentativa de democratizar a comunicação no DF. Em agosto de 2012 foi realizado o primeiro ComunicaDF - seminário que uniu governo, empresários e sociedade para discutir políticas de comunicação em Brasília. Mas as 12 prioridades aprovadas, nenhuma foi implementada pelo governo, mostrando a falta de compromisso com processos participativos de construção de políticas públicas.

Para discutir as perspectivas da luta pela democratização da comunicação no país e no DF, organizar a campanha de coleta de assinaturas para o projeto de Lei da Mídia Democrática, e eleger delegados para a XVII Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, o comitê DF convida a todas entidades e militantes a participarem da plenária de sábado, 31/8.

As atividades começaram às 10h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas - Edifício City Offices - SIG - Quadra 2- lote 420.

As entidades que desejarem participar da plenária de eleições de delegados deverão entregar a ficha de filiação ao Comitê durante a própria plenária. Mais informações no site: http://www.fndc.org.br/plenarias/xvii-plenaria-setembro-2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário