quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de 324 anos em Januária MG, será enfim, recuperada

Salvem a Igreja do Rosário em Brejo do Amparo - JANUÁRIA MG

Em 24 de Agosto de 2010, registramos em nosso blog o estado de completo abandono em que se encontrava a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1688 no distrito de Brejo do Amparo, município de Januária, norte de Minas Gerais. Apesar de tombada pelo IEPHA  (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), desde 1989, só agora foi alvo de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público (MPMG) e a Diocese de Januária, objetivando a adoção de medidas de proteção para uma das primeiras igrejas de MinasEm suas   andanças pelo sertão do norte mineiro com a exposição Folias, Foliões e seus Instrumentos Musicais, o produtor cultural Antonio Raposo deparou-se com o lamentável estado da edificação de 324 anos.
Abandonada há décadas, a igreja está em péssimo estado de conservação e demanda serviços urgentes para evitar maior degradação. De acordo com o MPMG, a diocese assumiu o compromisso de, no prazo de 30 dias, com orientação do Iepha, cercar a área externa do templo com tapumes, a fim de evitar vandalismo; fechar as portas e janelas; retirar as imagens sacras e bens móveis; e capinar e limpar o entorno. O acordo foi assinado pelo bispo de Januária, dom José Moreira da Silva, e pelo promotor de Justiça da comarca Bruno de Oliveira Muller, com apoio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico/MG (CPPC).

Dom José explica que apenas uma vez por ano, no fim de outubro, é celebrada missa no local: “Ela é sempre campal, tal a deterioração da igreja. O restauro será uma vitória para a comunidade e todo o Norte de Minas. Sem o acordo, afirma dom José, seria impossível executar a obra completa, já que a diocese não dispõe de recursos. ”Para os serviços emergenciais, vamos fazer campanha e arrecadar o dinheiro”, diz o bispo, que aguarda a autorização do Iepha para começar o trabalho de emergência. Entusiasta da empreitada, o presidente da Associação Comunitária Brejo do Amparo, Adelmo Magalhães, ressalta que a igreja está com problemas nas paredes, janelas, cobertura e na fachada. Além disso, um dos problemas sérios são os cupins. Ver esta igreja restaurada é um sonho de todos nós”, afirma Adelmo Magalhães.

O MPMG requereu ao Iepha a elaboração do projeto de restauração integral do templo, que já foi inserido no Programa Minas Patrimônio Vivo e tem, portanto, recursos garantidos. O projeto deverá ser finalizado ainda neste ano, com expectativa de contratação das obras em 2013. O instituto vai enviar, dia 31, uma equipe a Januária para orientar sobre os serviços emergenciais e tomar outras providências. A assessoria do Iepha informa que está pronto o termo de referência para contratação da empresa que fará o projeto de restauro do prédio e elementos artísticos. A partir da contratação da empresa vencedora da licitação, o prazo de apresentação do projeto será de 180 dias.


"Conheço a igreja e toda a sua história e sou militante na luta para sua conservação e apreciação patrimonial e histórica. Trata-se de uma igreja de meados do século XVIII, construída pelo mestre de campo Januário Cardoso na região de Brejo do Amparo. ). Não podemos permitir que uma substancial prova de nossa formação histórica continue a míngua, relegado às intempéries do esquecimento. Vamos salvar a igreja de N.S. do Rosário. Anderson Cesar - Jornal "O Barranqueiro" - São Francisco MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário