quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fechamento do SESI de Ceilândia DF - Protesto em Ceilândia: a teoria e a prática da cidadania

Gostaria de indicar como pauta a realização de um importante ato que será realizado em Ceilândia por ocasião do misterioso fechamento do Sesi de Ceilândia, demitindo funcionários, e deixando crianças, jovens e adultos sem cursos profissionalizantes, escola, esportes e atendimentos de saúde. O Sesi funcionava em Ceilândia há mais de 30 anos.

Segue o release que produzimos. Quaisquer informações adicionais podem me escrever ou me ligar 8163-5501 ou para a Ludmila 9243-8718

A população de Ceilândia se surpreendeu ao descobrir recentemente o fechamento do SESI da cidade.  Há rumores de que o terreno foi vendido, e também de corte de gastos, mas nenhuma informação concreta a respeito. O fato causou indignação da população, e a Rede Social de Ceilândia está  organizando um ato público, que será um abraço simbólico às instalações do SESI, ao mesmo tempo que reivindicará informações por parte da direção da instituição e do governo. A Rede Social de Ceilândia possui cerca de 40 instituições e líderes comunitários e existe há quase 4 anos.Serviço: Ato público (abraço simbólico)
09/02/2012 – 09h00
Loca l: Sesi Ceilândia
Organização: Rede Social de Ceilândia

Blog: www.wwwredesocialdeceilandia.blogspot.com

Protesto em Ceilândia: a teoria e a prática da cidadania

Cidadania. Tá aí uma palavra que já se encontra até desgasta, de tanto ser dita e repetida nos tempos de hoje. Parece até que todo mundo sabe o que é, mas é só pedir para alguém explicar, que vemos o quanto a cidadania é um falso conceito na mente do brasileiro. Diversos livros explicam o que é cidadania, uns gastam 100 páginas, outros precisam de mais. Mas, sinceramente, nenhum dos que li achei tão bom assim.

Para não complicar o assunto, poderíamos pensar nessa conversa que cidadania tem a ver com 'ser da cidade'. Ter importância para a cidade, para aquilo que ela pode nos oferecer de bom, e para as necessidades que a cidade tem. O cidadão e a cidadã sabem usufruir da cidade, e sabem que tem um dever de zelar por ela.
O que está ocorrendo em Ceilândia é o seguinte: existe um Sesi que atende a população de Ceilândia há mais de 30 anos, até que, de repente, simplesmente apareceu fechado no início desse ano, e não se sabe bem o porquê. Crianças sem escola, atendimentos de saúde encerrados, esporte cancelado e trabalhadores mandados embora. Por que!? Ninguém sabe ao certo. Os rumores são a venda para redes de supermercados ou para empresas da construção civil. O Sesi já está fechado, mas ainda não foi vendido.

Diante dessa situação, a cidadania teoricamente estaria ameaçada em Ceilândia. Onde já se viu, reduzir o acesso a saúde, educação e cultura na cidade, para construir mais prédios ou mais mercados? Na teoria, alguma coisa precisa ser feita. Na prática, cidadãos estão se organizando, e faremos um protesto em frente ao SESI, contra o fechamento do lugar e contra a construção de qualquer outra coisa ali que não seja acesso a mais cidadania pro povo. Levaremos faixas, cartazes, som, e a mídia. Pode não ser o manifesto perfeito, mas é o real. É o que temos pra hoje, e é o começo.

Essa não é uma luta em defesa do SESI. O que está em disputa é: espaço é do povo X espaço das construtoras. É saúde, educação e cultura X especulação imobiliária. Essa é a luta.

E pra quem acha que essa situação não tem a ver com você, apenas porque não mora na Ceilândia ou não usa o SESI de lá, eu alerto. Ontem foi Pinheiro, hoje é o SESI, amanhã é o cerrado, e depois de amanhã, é o ar que você respira.

Protesto

Abraço simbólico ao SESI Ceilândia

Data: 09/02/2012 às 09h00.

Local: Em frente ao SESI Ceilândia (na mesma rua do Hospital de Ceilândia)




por Leonardo Ortegal para o Jornal O MIRACULOSO

Sesi Ceilandia

Localizada na maior cidade do Distrito Federal, a unidade do Sesi Ceilândia oferece serviços nas áreas de educação e esporte aos industriários e à comunidade daquela região. O programa Escola Integral funciona na unidade com acompanhamento pedagógico, aliado às práticas esportivas, artísticas, aulas de informática e de inglês, além de outras atividades extracurriculares.
Outro foco na educação é para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa que possibilita as pessoas que, por algum motivo, tiveram de interromper os estudos, poderem concluir o ensino médio por meio do Novo Telecurso. No quesito educação, a unidade possui uma biblioteca com espaço de pesquisa virtual, um laboratório de ciências e brinquedoteca.
Nas atividades esportivas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus associados, o Sesi Ceilandia oferece, no seu complexo esportivo, várias modalidades esportivas, como: natação, atletismo, hidroginástica, alem do Projeto Atleta do Futuro, que oferece as modalidades de judô, futsal, futebol, voleibol a crianças e adolescentes da comunidade da cidade.
A estrutura conta com ginásio poliesportivo, piscina infantil e semiolimpica aquecida, quatro campos de futebol, espaço multiuso com capacidade para 150 pessoas. A unidade foi inaugurada em 25 de março de 1976.

Contato:
Endereço: QNM 27, Módulo "B", Área Especial - Ceilandia - DF - CEP 72215-270
E-mail: sesi.ceilandia@sistemafibra.org.br
Fone: (61) 3471-9700 / Fax: (61) 3371-3528 

comentários  

 
0#2 Rose 08-02-2012 13:16
É Everardo você está coberto de razão. E se alguém corajoso tentar se aprofundar no motivo do fechamento do Sesi Ceilândia certamente teremos mais um "Durval Barbosa", entenderam?
Citar
 
 
+1#1 Everardo de Aguiar 07-02-2012 18:08
amigo da paz Léo, quando a FIBRA decide fechar o SESI, escolhe o lado do desprezo aos moradores que usufruíam da educação, saúde, esporte, lazer e etc, de boa qualidade. Infelizmente o paradigma que norteia esses empresários e o governo que está omisso, é de garantir o lucro, a ignorância, em detrimento do bem comum.
amigo da paz Léo, Você diz bem, quando diz eles deram o primeiro passo e se ficarmos calados eles caminharão sobre nós. Muita paz, Everard
o.
Citar





3 comentários:

  1. É indignante saber que uma instituição como o SESI não poder manter a unidade de Ceilândia, uma escola nova onde meu filho estudou durante 3 anos e agora passo em frente e vejo que já tiraram o nome SESI dos outdoors.E vergonhoso,pois em brasília quase não tem escolas descentes em período integral e as poucas que tem, tiram sem nos da nenhuma explicação.

    ResponderExcluir
  2. oi eu procuro meu pai que mora em ceilandia que nunca a vir ele nem sabe que existo ele se chama gilmar passos da cunha e tem um filho que se chama luiz carlos santos da cunha por favor me ajude a encontra me responda em danielaneguin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. PROCURO-LUÍS CARLOS SANTOS DA CUNHA e LETIERE GOMES DE MELO Ele: brasileiro, solteiro, téc. em manutenção, residente na(o) Ceilândia-DF, nascido em 27/08/1986, em Brasília/DF, filho de GILMAR PASSOS DA CUNHA
    e MARINÉIA DOS SANTOS COSTA. Ela: brasileira, solteira, op. de caix

    ResponderExcluir