quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BRASÍLIA ESTRANGEIRA

Em Brasília,  75% dos habitantes não nasceram no Distrito Federal. Sua população adulta é originária de outros Estados ou países. A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o Perfil dos Migrantes em  dez regiões metropolitanas brasileiras que concentram mais de 30% da população do país
O estudo, .divulgado hoje (6/10),  analisou a inserção social dos migrantes nacionais e estrangeiros residentes nestas regiões, que em média tem  26,9% dos habitantes  originários de outros estados. A grande São Paulo, que concentra 10% da população pesquisada,vem em segundo lugar com 45,5% de imigrantes. Porto Alegre possui o menor percentual, com apenas 6% de cidadãos estrangeiros vivendo na capital. 
No caso de Brasília, que como unidade da federação tem sua população analisada junto com todas as cidades satélites do Distrito Federal que há mais de 50 anos vem recebendo levas de migrantes, todos aqueles não nascidos na capital federal são considerados estrangeiros pela pesquisa.  São os chamados candangos, aqueles que vieram com a construção e a consolidação da capital federal, enquanto que os que nasceram no quadrilátero do Planalto Central são os "brasilienses da gema".
A partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pesquisadores avaliaram questões como a origem, a ocupação, a renda e a escolaridade dessa população. O estudo traz ainda dados sobre os núcleos familiares e o acesso dos migrantes às tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB

  Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB Se estivesse vivo, Honestino completaria, nesta quinta (28),...