terça-feira, 24 de agosto de 2010

Salvem a Igreja do Rosário em Brejo do Amparo - JANUÁRIA MG





Em suas andanças pelo sertão do norte mineiro com a exposição Folias, Foliões e seus Instrumentos Musicais, o produtor cultural Antonio Raposo deparou-se com a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no século dezoito em Brejo do Amparo, hoje município de Januária. Apesar de ser tombada pelo IEFA, este valioso monumento de nossa história encontra-se em lamentável estado de abandono.



Conheço a igreja e toda a sua história e sou militante na luta para sua conservação e apreciação patrimonial e histórica. Trata-se de uma igreja de meados do século XVIII, construída pelo mestre de campo Januário Cardoso na região de Brejo do Amparo. O prédio é tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Não podemos permitir que uma substancial prova de nossa formação histórica continue a míngua, relegado às intempéries do tempo e do esquecimento. Vamos salvar a igreja de N.S. do Rosário.

Anderson César - Jornal "O Barranqueiro"

5 comentários:

  1. Conheço a igreja e toda a sua história e sou militante na luta para sua conservação e apreciação patrimonial e histórica. Trata-se de uma igreja de meados do século XVIII, construída pelo mestre de campo Januário Cardoso na região de Brejo do Amparo. O prédio é tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Não podemos permitir que uma substancial prova de nossa formação histórica continue a míngua, relegado às intempéries do tempo e do esquecimento. Vamos salvar a igreja de N.S. do Rosário.

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Enquanto houver em Januária essa tropa de políticos que lá existe, a cidade permanecerá como está. Sua cultura em ruínas. Bem assim se encontra o prédio do antigo Fórum e cadeia. Aquilo ali serve pra que mesmo? Tão desmemoriado...abandonado na mão de políticos de quinta categoria, que não sabem o que é cultura.

    ResponderExcluir
  3. A igreja do Rosário é uma marca dos nossos antepassados e não podemos deixar que ela acabe, principalmente de uma forma tão triste, pois ela guarda marcas da nossa história.
    Ela pode contribuir para o crescimento regional, social, estudantil mas as pessoas não dão valor a esse monumento da nossa importante história.
    onde está o secretário da cultura de Januária, ele deveria está fazendo alguma coisa não só pela igreja do Rosário, mas pelos outros prédios que aqui existem, pois cada um guarda um pouco de nossa história.

    ResponderExcluir
  4. Moro em januaria a pouco tempo, nunca tive a oportunidade de conhecer esta igreja, mas sei que tem um valor cultural imenso mas não valorizado. Através da internet pouco sei, e me gostaria saber mais.

    ResponderExcluir
  5. a população de januaria deveria valorizar mais as coisas belas e oportunidades que tem de estar mais proximo das historia de januaria.Esperar por políticos é ilusão, façã sua parte

    ResponderExcluir