quinta-feira, 30 de julho de 2009

RedeCCom nos 102 anos de Anápolis-Goiás

ONDE A ANTA BEBE ÁGUA
Neste 31 de Julho, a cidade de Anápolis completa 102 anos. A Rede Comunitária de Comunicação através de sua Unidade estruturada junto à ACAA - Associação Cultural e Artística de Anápolis, tem desenvolvido ações que vem contribuindo para a divulgação da cultura popular e iniciativas comunitárias existentes na cidade, a exemplo do seminário Onde a anta bebe água?, uma abordagem da cultura anapolina realizada em dezembro de 2008, ocasião em que os diversos segmentos de expressão artística e comunitários foram chamados a dar sua contribuição na avaliação e planejamento do fazer cultural de uma população urbana que hoje alcança 400 mil habitantes vivendo entre duas capitais, Goiânia e Brasília.
A anta é uma figura referencial da cultura anapolina, dado que a primeira denominação da localidade, Vila de Sant'Anna das Antas, foi cunhada a partir da notícia de viajantes que passaram pelo aprazível planalto que alcança os 1.300 metros de altitude, onde tal animal, tapirus terrestris, trilhava em manadas o cerrado pródigo em nascentes e cursos de água pura.
Relembrando a proposta do seminário, o título "Onde a anta bebe água?" foi então uma senha lançada à comunidade artística de Anápolis, chamando-a a dar suas respostas para o planejamento e gestão do fazer cultural na cidade. Reconhecendo as origens, valorizando trajetórias de artistas e grupos que desenvolveram seus saberes e fazeres ao longo da sua história, recuperando a memória como perspectiva para a estruturação de novos formatos de ação na implementação de políticas públicas para a área cultural.
Concebido e planejado pela RedeCCom/ACAA, simultaneamente ao processo de mudança da administração municipal local, o seminário foi uma articulação dos diversos setores e linguagens artísticas do meio cultural anapolino para a proposição de diretrizes efetivas para a cultura da cidade.
E foi lançado o lema: Anapolino, se ligue! Antense, antene-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário