quarta-feira, 3 de junho de 2009

RENATO RUSSO por CARLOS MARCELO na RedeCCom

O lançamento do livro "Renato Russo - O filho da Revolução", do jornalista Carlos Marcelo, foi um destes eventos mágicos que acontecem em Brasília, que os brasilienses de clara e gema vivenciam na dimensão da ilíada macunaímica que vem se desenrolando com histórias de nossas gentes e seus feitos históricos desde a segunda metade dos anos 1950. Inegavelmente, Carlos Marcelo protagonizou o escriba desta sociedade ao narrar um dos capítulos mais expressivos desta grande série de aventuras, tendo como personagem principal o poeta Renato Russo, sua história humana e seu amor pela cidade que o gerou cidadão, cosmopolita, sensível, extremamente criativo.
A magia do evento podia se ver na fila de autógrafos, repleta de personagens que fazem a nossa novela cotidiana, que para o CCBB acorreram pelo anúncio do jornal ou pela força de um imã que no planalto faz as vidas candangas se entrelaçarem, como conta um dos presentes na festa organizada com brilho pela Livraria Dom Quixote no Café da Cristina do Bom Demais: "Há dias que não leio o caderno de cultura, não tenho ido ao cinema, nem ao teatro... Como penitencia, me irrito a noite com o toma lá dá cá indiano que a tv mostra. Ando meio febril tentando me sintonizar com estes tempos em que o inverno chegou mais cedo com luzes que assaltam o ar com cores que Deus nunca tinha misturado na sua paleta. Mudaram as estações e tudo mudou. Saí da QI 26 do Lago Sul de bicicleta, atravessei a ponte JK pela passarela de pedestres e cortando pela Vila Planalto cheguei até a UnB, onde amigos me esperavam para discutir um projeto de histórias sobre Brasília por ocasião do seu cinquentenário, falamos por mais de duas horas de histórias e personagens como Renato Russo. Estou indo então de volta pra casa, já no lusco fusco, o trânsito intenso me obrigou a pedalar pelos trieiros forjados nos gramados, que falta faz uma ciclovia! Ao passar perto do CCBB, resolvi fazer uma parada para um descanso e um deleite com a programação cultural que com certeza não terei tempo de desfrutar. Desci da bicicleta, abandonei-a sem medo que a levassem e fui atraído para a livraria, atravessei o café e fui direto para uns exemplares vistosos que pontificavam a prateleira da entrada. Ao ler o nome Renato Russo na capa, tomei de um livro e comecei a folheá-lo, identificando ali personagens, dados e histórias de minha vida, vividos por outras pessoas...Ao olhar para a área externa do café é que me dei conta do ambiente preparado para o lançamento daquele livro, que estava marcado para começar às dezenove horas. Eu, como brasiliense que tenho como missão recolher histórias de Brasília, tinha chegado em ponto ao encontro!" Precisa mais...!!!??? O filho da revolução
Livro sobre a vida de Renato Russo, escrito pelo jornalista Carlos Marcelo, será lançado dia 2 de junho no CCBB
por Marcos Pinheiro
26 de maio, 2009

A história musical de Brasília é rica. O primeiro registro fonográfico é de 1967, há 42 anos, quando a pioneira banda de rock Os Primitivos gravou o disco de estreia no Rio de Janeiro. De lá pra cá, nem temos noção da quantidade de LPs e CDs lançados por grupos e artistas formados na capital do país, em variados estilos. A bibliografia desta produção brasiliense, no entanto, ainda é incipiente. Em meio a diversas matérias publicadas em revistas ou sites brasileiros, poucos livros contaram esta trajetória - ou parte dela.

A se destacar estão O Diário da Turma 1976-1986: A História do Rock de Brasília (Editora Conrad, 2000), de Paulo Marchetti, que, como o nome diz, fala sobre a geração 1980, a chamada "Turma da Colina", e seus descendentes diretos; e Esfolando Ouvidos (2006), de Evandro "Quebraqueixo" Vieira, uma retrospectiva sobre as cenas punk e hardcore locais. Além deles, o jornalista carioca Arthur Dapieve, de O Globo, escreveu Renato Russo - O Trovador Solitário (Editora Relume Dumará, 2000), que traça uma boa, mas resumida, biografia do personagem-título.
Um novo projeto, mais ousado, promete preencher parte desta lacuna ao também contar a história do maior ídolo do pop/rock brasileiro. Renato Russo - O Filho da Revolução (Editora Agir) traz 416 páginas que traçam um perfil mais completo de Renato Manfredini Jr, do momento em que chegou à também novata capital do país, em 1973 - o futuro poeta e a cidade que o abrigou, afinal, nasceram no mesmo ano, 1960.
A partir de mais de 100 entrevistas com familiares, amigos, colegas, músicos e produtores, a vida de Renato Russo - e dos companheiros de Aborto Elétrico e Legião Urbana, bandas das quais participou - é esmiuçada. Ao mesmo tempo que mostra o crescimento de Brasília ao longo do período. Não à toa, o livro começa e termina com um dos episódios mais marcantes desta história: o polêmico e inacabado show da Legião, em 18 de junho de 1988, no estádio Mané Garrincha, que reuniu 50 mil pessoas e terminou em confusão e pancadaria.
Renato Russo - O Filho da Revolução é fruto de pesquisa incansável do jornalista Carlos Marcelo, que dedicou quase nove anos ao projeto. A idéia surgiu entre 1999 e 2000, a partir de uma série de matérias, intitulada A história do rock de Brasília, publicadas na extinta revista Showbizz. O lançamento oficial rolará na terça-feira, 2 de junho, às 19h, na livraria Dom Quixote, dentro do CCBB (Setor de Clubes Sul).
Repórter, colunista e, depois, editor de Cultura do Correio Braziliense por mais de 10 anos, Carlos Marcelo atualmente é editor-executivo do mesmo jornal. Nas ondas do rádio, foi um dos criadores, em 1991, do programa de rock Cult 22 (Cultura FM), o qual produziu e apresentou durante cinco anos e é colaborador até hoje. Foi também produtor e apresentador do Ideia Nova, dedicado às novidades do indie rock que, desde 2001, virou quadro semanal do próprio Cult 22. Ou seja, conhecimento de rock (e persistência) não faltam a este "senhor" de 38 anos.

Renato Russo - O Filho da RevoluçãoEditora Agir, 416 páginas
Autor: Carlos Marcelo
Preço sugerido: R$ 59,90
Lançamento no dia 2 de junho (terça-feira), às 19h, na Livraria Dom Quixote, no CCBB (Setor de Clubes Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário