Útimo evento antes das restrições da pandemia foi mais uma experiência grandiosa de ação solidária em rede, O nosso voluntariado cumpre seu papel fundamental para o fortalecimento dessa genuína expressão de nossa Cultura Popular.
Grande público que prestigia a Folia de Reis da Igrejinha todos os anos






O POLO GASTRONÔMICO TURÍSTICO E CULTURAL DA IGREJINHA – VILA SÃO VICENTE – ANÁPOLIS GO é uma proposta de intervenção no setor de gastronomia, turismo e cultura do município de Anápolis GO, elaborado a partir de observações e vivências sobre o processo que a região vive em relação às suas tradições culturais e seus patrimônios naturais, principalmente relacionados aos saberes e fazeres da comunidade na produção gastronômica e artesanal,
O POLO GASTRONÔMICO TURÍSTICO E CULTURAL DA IGREJINHA – VILA SÃO VICENTE – ANÁPOLIS GO nasce da vocação natural da comunidade para essa indústria em expansão que é o turismo cultural com foco na gastronomia regional. A este grande potencial para o desenvolvimento de tal atividade econômica, acrescenta-se a posição estratégica da Comunidade da Igrejinha – Vila São Vicente às margens da BR 153, no corredor de ligação entre as duas capitais Goiânia e Brasília e ao lado do recém inaugurado Centro de Convenções, sinalizando que os empreendimentos nessa área só necessitam de firme direcionamento para alcançar o sucesso. Nessa perspectiva, faz-se imprescindível organizar a ação de forma criteriosa, conduzindo os diversos interesses dos parceiros para uma exploração dinâmica deste mercado.
OBJETIVOS DO
PROJETO
§ Oportunizar à livre iniciativa da Comunidade da Igrejinha e região a sua organização empreendedora para a execução de propostas e programas no incremento ao turismo cultural com foco nos saberes e fazeres gastronômicos e artesanais, gerando trabalho e renda com a produção e comercialização de seus produtos.
§ Estruturar e divulgar
as atividades do POLO GASTRONÔMICO TURÍSTICO E CULTURAL DA IGREJINHA – VILA
SÃO VICENTE – ANÁPOLIS GO.
§ Atender à demanda de
empreendedores da Comunidade da Igrejinha interessados em explorar o mercado de
turismo na região.
§ Propiciar o intercâmbio
de turismo gastronômico cultural com outros centros regionais e nacionais.
§ Facilitar o acesso
dos empreendedores em turismo gastronômico cultural a cursos de qualificação na
área.
METAS
§ Montar estrutura de
execução do projeto a partir de parceria da Comunidade da Igrejinha com
entidades públicas e privadas na área de referência do turismo.
§ Realizar o I FESTIVAL GASTRONÔMICO DA IGREJINHA em Julho de 2020 como produto de realização prática de oficinas de qualificação e treinamento na área de eventos de gastronomia.
Iluminação (tendas, refletores)
4 Tendas 10x10;
150 Mesas;
600 Cadeiras;
Palco tipo “B”
6 Banheiros Químicos;
Fogos para abertura.
Comunicação
1 banner 6x 3 para
usar no fundo do palco tipo “B”;
2 banner com a logo da festa para o pórtico 5x2;
1000 panfletos;
Veiculação de spot nas rádios;
Pauta na TV ;
Fotógrafo para cobrir a festa.
ESTRATÉGIA DE OPERACIONALIZAÇÃO
1 – DA COORDENAÇÃO
A Coordenação será composta por técnicos e
profissionais da área de turismo e gastronomia, pertencentes aos quadros dos
parceiros, além de convidados de notório saber.
2- DAS ATRIBUIÇÕES DOS PARCEIROS
Apoio:
§ Assessoria no projeto
§ Oficinas e Cursos gastronômicos
§ Estrutura / Comunicação
PLANO DE MARKETING
O POLO
GASTRONÔMICO TURÍSTICO E CULTURAL DA IGREJINHA – VILA SÃO VICENTE – ANÁPOLIS GO
é um projeto de fácil inserção na mídia e redes sociais, uma vez que divulga
atrações e motivações da comunidade que já tem a qualidade testada de seus
produtos junto ao público consumidor de gastronomia regional, veiculando assim
e fixando as marcas das empresas e instituições envolvidas.
À coordenação do
projeto caberá organizar a participação da comunidade em feiras e convenções da
área de turismo gastronômico, estabelecendo cronograma próprio de divulgação.
Com uma programação diversificada, a II Bienal Brasil do Livro e da Leitura foi um sucesso de público, atraindo cerca de 300 mil pessoas, segundo dados da Secretaria de Cultura. Com uma estrutura de 23 mil metros quadrados montada na Esplanada dos Ministérios, o evento garantiu a comercialização de 445 mil títulos e movimentou, aproximadamente, R$ 8 milhões contra R$ 6 milhões do evento em 2012.
Durante os 11 dias, os visitantes puderam escolher entre mais de 85 mil títulos expostos além de participarem de vários seminários, debates e lançamentos de obras. Com 158 estandes de empresas entre editoras, livrarias e distribuidoras de livros, os gêneros Juvenil, História e Literatura Fantástica figuraram entre os mais procurados. Quem foi até o local com crianças pôde aproveitar os contadores de histórias e outras atrações voltadas para os pequenos em estrutura montada ao lado da Rodoviária.
A II Bienal Brasil do Livro e da Leitura trouxe a Brasília nomes importantes da literatura mundial. O homenageado internacional foi o escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de obras antológicas, como As veias abertas da América Latina e a trilogia Memória do Fogo. Ariano Suassuna, considerado por muitos o maior escritor brasileiro em atividade, foi o homenageado nacional. Os dois fizeram palestras e lotaram o auditório do Museu Nacional da República.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
GOIÂNIA É A CAPITAL DO CERRADO NOS 15 ANOS DE TRADIÇÃO DO SEU ENCONTRO DE FOLIAS DE REIS
Nesta décima quinta edição do Encontro de Folias de Reis é de fundamental importância registrar o trabalho pioneiro da Secretaria de Cultura de Goiânia, que criou o projeto do Encontro de Folias de Reis em 2002 e a parceria institucional da Prefeitura de Goiânia com o Governo de Miinas Gerais, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, que iniciam um processo de apoio às manifestações da Cultura Popular produzidas pelos Povos do Cerrado.
Encontro de Folia de Reis acontece neste final de semana

Memória dos Povos do Cerrado com Educação e Cultura Popular
1.0 A PRESENTAÇÃO
O Programa LIVRO, LEITURA
E LINGUAGENS - Memória dos Povos do Cerrado com Educação e Cultura Popular será
desenvolvido com entidades da sociedade civil,
implementando ações de
convergência dos programas de incentivo ao Livro e Leitura já existentes (Arca
das Letras/Mala do Livro/Sala Verde/Pontos de Leitura/Cultura Viva/Pontos de
Cultura/RECID – Rede de Educação Cidadã) além daqueles que o IDENE já desenvolve (Brasil Alfabetizado/Programa de
Artesanato
2.0
OBJETIVOS
Dinamização das ações culturais no mundo rural através da implantação e resgate de bibliotecas domiciliares e comunitárias no Norte e Nordeste de Minas, articulando e valorizando as Culturas Populares, Agricultura Familiar e Orgânica, Comunidades Tradicionais, Economia Solidária e Criativa, Juventude, Turismo de Base Comunitária e demais movimentos existentes no campo.
Desenvolver as ações com os princípios e diretrizes do Marco de Referência da Educação Popular para as políticas públicas, estruturando redes de agentes e facilitadores de leituras e linguagens dos Povos do Cerrado.
Oportunizar espaços de interação e debate através de ações de
disseminação de linguagens alternativas para o processo de fortalecimento
humano da região.
Promover o acesso digital no intuito de formar e capacitar jovens e adolescentes
para o mercado de trabalho.
Descobrir, pontuar e desenvolver os potenciais econômicos dos povos do Cerrado, ressaltando suas riquezas históricas, naturais e produtivas com
respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.
Implantar as ETAP – Estações de Tratamento de Água Potável, que servirão
a melhoria de vida das comunidades rurais no
acesso a água potável de qualidade.
Estimular o Turismo de Base Comunitária, tendo em vista o
desenvolvimento de ações que viabilizem a potencialização da economia local e
regional por intermédio do uso racional dos recursos naturais e patrimônio
histórico e ambiental.
Incentivar a economia criativa e solidária junto as comunidades tradicionais por intermédio do DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO. Esta ferramenta servirá como base de dados para a elaboração e execução de ações de fomento aos arranjos produtivos compatíveis com a realidade de cada lugar
3.0 DISCRIMINAÇÃO DOS PRODUTOS SOCIAIS
O Programa LIVRO, LEITURA E LINGUAGENS - Memória dos Povos do Cerrado com Educação e Cultura Popular busca a convergência de ações de diversos Programas já existentes junto as comunidades dos Povos do Cerrado. A articulação de diversas atividades através de oficinas pedagógicas, tendo como público alvo adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade, formarão Agentes e Facilitadores da Leitura junto as bibliotecas comunitárias e domiciliares, disponibilizando instrumentais de leitura do mundo que auxiliem as comunidades na busca da elevação da auto estima e organização em seus territórios.
Com resultados positivos das ações desenvolvidas pelos Programas já existentes,
torna-se importante dar continuidade, lançando mais 50 Bibliotecas em outras 50
comunidades, com a formação de mais 110 novos Agentes de Leitura na perspectiva
da Educação Popular, treinados para o
uso do livro, da leitura e das linguagens tecnológicas na valorização,
mapeamento, registro e divulgação das expressões culturais dos Povos do Cerrado.
Um trabalho que pode ser ampliado para mais comunidades pelos territórios do
bioma Cerrado, fortalecendo a luta contra o analfabetismo e a elevação da
consciência política.
O Programa estimulará ainda
ações de preservação ambiental, tendo em vista o urgente e necessário processo
de recuperação de mananciais importantes à sobrevivência dos Povos do Cerrado,
bem como a inclusão digital de crianças e adolescentes por intermédio da
implantação do Projeto “Cerrado Digital”, que servirá como ponto de apoio para
formação e capacitação de agentes comunitários, com vistas a maior difusão de
conhecimento e práticas empreendedoras sustentáveis. O projeto permitirá a
troca de conhecimentos e saberes técnicos e vocacionais que prepararão nossos
jovens para o mercado de trabalho e para os demais desafios ao longo da vida.
A preocupação com o desenvolvimento
humano e a geração de renda dos povos dos Gerais servem de referência ao IDENE
para o delineamento e execução de políticas públicas eficientes e sustentáveis.
Neste contexto o Programa Livro e Leitura e Linguagens: memórias dos Povos do
Cerrado inaugura um novo tempo na vida dos povos dos Gerais. O programa
incentivará o desenvolvimento das comunidades rurais. A proposta
é conhecer melhor a realidade e apresentar soluções inteligentes e sustentáveis
para o crescimento e desenvolvimento das comunidades.
“Caminhar para frente, sem deixar ninguém para atrás. O ponto de partida de nossa rica história Cerratense começa pela promoção da justiça social nos caminhos do Sertão
AGÊNCIA ESCOLA DE
EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
4.0 IMPACTO SOCIAL DO PÚBLICO-ALVO
O desenvolvimento articulado e eficiente do Programa Livro e Leitura: Memórias dos Povos do Cerrado será uma mola propulsora para a melhoria de vida dos povos do Cerrado.. Esta proposta contará com diversos parceiros do poder público e iniciativa privada para sua otimização operacional. O acesso ao conhecimento e o desenvolvimento sustentável constituem-se em pilares fundamentais para a promoção social e humana.
19 A 28 DE DEZEMBRO DE 2016
MISSÃO: COMUNIDADE QUILOMBOLA RETIRO DOS BOIS
DATA; SEGUNDA 19/12 E TERÇA 20/12
AÇÃO; MONITORAMENTO E RENOVAÇÃO DO
ACERVO DA BIBLIOTECA ENTREGUE NA COMUNIDADE EM 2010.
REGISTRO DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS
NA COMUNIDADE QUE PASSA A CONTAR AGORA COM O PROGRAMA LUZ PARA TODOS,
INAUGURADO RECENTEMENTE;
GRAVAÇÃO DE REPORTAGEM PARA A EDIÇÃO DE ESTRÉIA DO PROGRAMA de TV ‘CERRADOS GERAES”
INAUGURAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DO
CAMINHO DO SERTÃO
DATAS: 21/12 E 22/12
LANÇAMENTO DO PROGRAMA LIVRO, LEITURA E LINGUAGENS
Memória dos Povos do Cerrado com Educação e Cultura Popular
INAUGURAÇÃO DA BARCA DA LEITURA
Data: 28/12
REDE COMUNITÁRIA - AGÊNCIA ECCOM
Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária
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