
Por que somos tão corajosos na Internet (e não estou falando só de haters*)
*Odiento, odiador ou, em inglês, hater é um termo usado na internet para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério. Difere-se de um trol, que tem um comportamento diferente.Wikipédia
Nina Lemos
Mas não, escrevendo, de longe, descontrolei e falei de um jeito que na vida normal não falaria.
Você falaria isso na cara da pessoa?
Outro dia recebi uma mensagem de uma amiga que, no dia, me magoou bastante. Ela fazia tipo um resumo dos meus defeitos (sob o olhar dela, claro). Em uma mensagem de celular ela me chamava de dramática, exagerada… enfim. Foi bem chato e magoou. E é aí que entra a minha mãe. Comentei com ela, que me disse: "as pessoas enlouqueceram. Elas não teriam coragem de falar isso na cara das outras! Seria como encontrar com você na rua e gritar: 'você é dramática, exagerada!' Como isso acabaria? No tapa?".
Sim, minha mãe tem toda razão. A internet é linda e maravilhosa, mas também faz com que todos nós percamos o controle e a civilidade. E estou me incluindo totalmente nisso. Até a minha mãe, que já passou dos 70, perdeu o controle. Durante as eleições, ela escreveu para uma mulher em um grupo da cidade onde nasceu: "Você é uma imbecil". Eu juro! Podem rir. Quando ela faria isso na vida real? Mas nunca!
E, vamos lembrar, a época das eleições talvez tenha sido a época em que descemos mais baixo. Mas pelo jeito não aprendemos.
Eu não sou exatamente uma pessoa "que ama uma treta". Contrário. Desde criança sou medrosa e não brigo. Brigar de tapa mesmo só com uma prima-irmã (e eu sempre perdia e apanhava).
Imagina se eu teria coragem de falar: "que saco, isso é bem coisa dessa geração mesmo! Não pensam!" na cara de um grupo de pessoas? O que teria acontecido? Teriam gritado comigo! E eu teria merecido. Pois, em um grupo de WhatsApp, eu tive.
Vamos parar de fazer isso? Não sei se vamos conseguir. Algumas pessoas se viciaram no prazer de xingar e espalhar ódio e não vão mudar.
Mas e a gente, que se acha civilizado? Será que vamos conseguir mudar? Sugiro um exercício, que vou começar a fazer hoje. Antes de falar algo para alguém, seja no WhatsApp, no Instagram, no Twitter ou no Telegram, imaginar se a gente falaria o mesmo se estivesse cara a cara com a pessoa. Muitos desentendimentos podem ser evitados. E nem vamos ter que culpar "o hacker".
Nenhum comentário:
Postar um comentário