sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Jéferson Assumção é novo diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Jéferson Assumção é novo diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas



Jéferson Assumção será o novo diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura (MinC). (Foto de Janine Moraes)
13.2.2015 -  15:04
A edição de quinta-feira (12/2) do Diário Oficial da União trouxe a nomeação de Jéferson Assumção no cargo de diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura (MinC). Ele substitui Fabiano dos Santos, que assumirá como secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará.
Doutor em Filosofia pela Universidade de Léon (Uniléon), Espanha, Jéferson Assumção é escritor e jornalista. Foi secretário adjunto da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (de 2011 a 2014), secretário municipal de Canoas (RS) (entre 2009 e 2010) e coordenador-geral de Livro e Leitura do MinC (de 2007 a 2008). Também atuou como consultor para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
De acordo com Assumção, sua gestão dará continuidade às pautas estruturantes da área, ou seja, os avanços necessários em termos de institucionalidade, financiamento e a implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
"Trabalharemos mais a relação entre leitura e a diversidade cultural do País, entre leitura cultural e educação. A leitura também precisa ser trabalhada junto com a comunicação e o ambiente digital.  Em relação à literatura, pretendemos aumentar nossa presença e da língua portuguesa no cenário internacional", afirmou o novo diretor.
"Queremos também articular o sistema de bibliotecas públicas às redes de bibliotecas comunitárias e pontos de leitura, buscando com que nossas bibliotecas se transformem cada vez mais em centros culturais, nos quais o livro e os demais suportes de leitura conversem entre si", acrescentou.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário