sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

"VIVA SANTOS REIS E O MENINO JESUS"

"VIVA SANTOS REIS E O MENINO JESUS"
Venho comunicar a todos os interessados que ainda temos esperança de poder realizar a 14ª edição do Encontro de Folia de Reis antes do carnaval, já que o evento não pode ser realizado durante a quaresma e depois já entramos no ciclo do Divino. Esperamos que este governo que se inicia, tenha a compreensão da importância da manutenção do calendário cultural da cidade. A Folia de Reis acontece neste momento por todo o Brasil com a força do povo e de sua fé. Aproveito pra divulgar dois eventos e também o meu CD. Desejamos a todos um 2015 cheio de saúde e felicidades.  Volmi Batista  
Imagem inline 1
Imagem inline 2
DiaImagem inline 3
 04/01/2015 às 9h e às 19:30 haverá missa Estilo de Folia de Reis com caracterização nas músicas e presença dos três Reis Magos na igreja Nossa Senhora de Guadalupe - próximo à Casa do Cantador, ao lado da
FIAT CVP na Guariroba-Ceilândia. Ficaremos muito honrados com sua presença.
Doreni Kegler
8558-1038
8286-0789


Dia dos Santos Reis será
festejado em Divinópolis
Mauro Eustáquio Ferreira
Grupos de folias de reis festejarão o Dia dos Santos Reis, em Divinópolis, Minas Gerais, com missa e lançamento de livro, no próximo domingo, 4 de janeiro de 2015. A celebração eucarística, que já é tradicional na cidade, será presidida por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, no Santuário de Santo Antônio, na avenida 21 de Abril.
O Dia dos Santos Reis, no calendário católico, é comemorado em 6 de janeiro, mas o programa deste ano, em Divinópolis, será realizado no domingo, dia 4, a partir das 15 horas, com o lançamento do livro “Tambores do céu: o congado no oeste de Minas”, com fotos de Cyro José e textos de João Novais, na área externa do santuário. Embora o congado e a folia de reis sejam manifestações distintas, a razão do lançamento do livro é que muitos foliões são também congadeiros.
A missa será celebrada no Santuário de Santo Antônio a partir das 16h45min do mesmo domingo, 4 de janeiro de 2015, logo depois do lançamento do livro. Com entrada franqueada ao público, a cerimônia contará com a participação de vários ternos de foliões do município.


Folia de reis mantém tradição de
celebrar o nascimento de Jesus
A folia de reis ou terno de reis é uma manifestação folclórica e religiosa que acontece durante a época do Natal, principalmente na região sudeste do Brasil, Minas Gerais e São Paulo. É considerada pelos folcloristas como um folguedo do ciclo natalino, isto é, que acontece no período que vai de 25 de dezembro – data do nascimento do Menino Jesus – até 6 de janeiro, data consagrada aos Santos Reis – Baltazar, Belquior e Gaspar.
Alguns estudiosos afirmam que a folia de reis tem origem portuguesa. Oneida Alvarenga, por exemplo, afirma que essa tradição parece “(...) representar a confluência de dois costumes portugueses: o das corporações de ofícios, que se apresentavam em cortejo nas festas públicas, carregando a bandeira do seu patrono; o dos ranchos pedintes das Janeiras e Maias, com que se comemoram não só em Portugal, mas em quase toda a Europa, a entrada do ano e da primavera”.
Em geral, as folias de reis são formadas pelo bandeireiro (que, além de carregar a bandeira, exerce a função de recolher as esmolas), pelos palhaços – chamados de catirinasmarungos, bastiões e outras denominações –, além de uma orquestra de violas, violões, sanfona, cavaquinhos, reco-recos tambores etc., comandada pelo embaixador (ou mestre), que tira os cantos e é acompanhado pelos demais foliões, os quais respondem em coro polifônico, isto é, em várias vozes.
Os palhaços ­– personagens mais curiosos da folia de reis – para uns simbolizam a luta entre o bem e o mal, para outros representam o tristemente famoso rei Herodes, que queria matar o Menino Jesus, e depois se converteu para o bem, além de várias outras criativas explicações. (MEF.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário